Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
11/01/2017 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Mutirão contra a dengue acontece neste sábado no Planalto

As secretarias da Saúde, Meio Ambiente e Obras estão unidas e precisam da ajuda de cada cidadão guaporense para vencer uma guerra. A guerra contra o mosquito Aedes Aegipty, que além de transmitir a dengue, traz o temor da Zica, que está relacionada a ...

As secretarias da Saúde, Meio Ambiente e Obras estão unidas e precisam da ajuda de cada cidadão guaporense para vencer uma guerra. A guerra contra o mosquito Aedes Aegipty, que além de transmitir a dengue, traz o temor da Zica, que está relacionada a casos de microcefalia em recém nascidos e apavora as gestantes.
\r\nDe acordo com Zulmar Roman Ros, em uma armadilha localizada em uma lavagem de automóveis no trevo da cidade, foi detectada a presença de larvas do mosquito, confirmando oficialmente um foco em Guaporé. Porém, novas coletas detectaram novos focos e Guaporé entra no mapa das cidades com infestação do mosquito. E parece que a comunidade não está tendo os cuidados necessários. “Visitamos uma residência, por exemplo, onde há o hábito de coletar água da chuva e nos baldes, em todos, tivemos a confirmação da presença da larva do mosquito. Não estamos aqui proibindo essa prática, mas as cisternas ou ficam fechadas, ou precisam ter a água tratada. Senão são locais ideais para a proliferação do vetor”.
\r\nVanessa Foppa alerta que o problema é de todos e que ninguém está preparado para um surto de dengue. “Claro que temos os protocolos a serem seguidos diante do aparecimento da doença, mas na prática, não sabemos como cada indivíduo iria reagir à dengue, zica ou chicungunya. Não queremos ter que noticiar a presença da dengue ou da Zica em Guaporé. Mas pra isso precisamos da conscientização de todos”.
\r\nNeste sábado, dia 14, uma equipe unindo as três secretarias e os agentes de saúde, vigilâncias epidemiológica, ambiental e sanitária e demais colaboradores, vai visitar casa por casa. Limpar terreno por terreno. Recolher cada recipiente que possa armazenar água.
\r\nHaverá também a aplicação do fumacê na área infectada. “O produto é aprovado pelos órgãos de segurança em saúde. É seguro. Porém não estamos livres de alguma reação leve, irritação nos olhos, tosse, enfim. Queremos deixar claro para a comunidade que o ideal é manter-se dentro de casa, evitando a exposição direta ao produto, durante a aplicação no bairro. Lembramos também que o fumacê elimina o mosquito alado, e não aquele que ainda está em forma de larva, ou ovo. Por isso, além dos inseticidas, as pessoas precisam eliminar os criadouros”, orienta.
\r\nO secretário da Saúde, Adalberto Bastian, reuniu-se com a equipe para a finalização de todos os detalhes da ação e diz estar otimista quanto à resposta da comunidade. “Sei que podemos contar com o guaporense. Sei que vamos acabar com essa infestação na base de muito trabalho e muita prevenção. A ação se repetirá em outros bairros, mas de nada adianta agirmos como Poder Público, se a cidade não agir junto. Todos somos responsáveis. A doença não vai escolher endereço. Pode atingir a todos. Nossa missão é evitar que ela atinja alguém. Faça sua parte”, conclama.
\r\n

Outras Notícias