Conteúdo Principal
Obras de drenagem pluvial e pavimentação, executadas pela Administração Municipal, foram essenciais para a melhoria da infraestrutura viária
A Administração Municipal, por meio das atividades conjuntas das secretarias de Obras/Viação, Coordenação Planejamento e Desenvolvimento Econômico e, Segurança Pública e Trânsito, liberou na manhã da sexta-feira, dia 14 de novembro, por volta das 10h45min, a trafegabilidade da rua Manoel Francisco Guerreiro no cruzamento com a Avenida dos Imigrantes, bairro Planalto – Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Obras de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica foram essenciais para que a via pudesse oferecer condições adequadas de circulação. Além disso, proporcionaram maior tranquilidade aos moradores em dias de chuva, já que anteriormente havia risco de alagamento devido à elevação das águas do Arroio Barracão.
Para a conclusão da obra, foi necessário desenvolver um projeto específico para a implantação do sistema de drenagem pluvial, já que a ponte — construída em anos anteriores e conhecida como “Ponte do Possamai” — acabou ficando em um nível mais elevado do que a Avenida dos Imigrantes. A diferença gerava preocupação entre os moradores ribeirinhos, que temiam o acúmulo de água na rua Manoel Francisco Guerreiro durante períodos de chuva intensa ou em casos de transbordo do Arroio Barracão.
“Era um dos desafios que tínhamos pela frente. Conseguimos fazer o melhor possível dentro do que existia. Projetamos uma rampa suave e a drenagem com tubos de 1,5 metro de diâmetro em um dos lados da via com três bocas de lobo. Do outro lado, a rede é composta por tubos de 60 centímetros de diâmetro, conectados ao novo sistema. Com isso, acreditamos que não vamos ter mais problemas com as inundações”, disse o secretário Ivan Celestino de Souza, afirmando que a obra foi executada pelos servidores do Parque de Máquinas.
Para o prefeito Odair Rossetto, a obra representa um avanço importante na infraestrutura e na segurança dos moradores da região.
“Encontramos uma solução utilizando uma tubulação diferenciada para o escoamento das águas, garantindo o fluxo adequado sem causar prejuízos aos moradores. Buscamos resolver o problema com o menor custo possível e da forma mais eficiente. A inauguração e liberação deste pequeno, porém importante trecho, desafogará o trânsito na Avenida Silvio Sanson”, salientou Rossetto.
O secretário de Segurança Pública e Trânsito, Vilmar Vicinieski, destacou que a melhoria da fluidez na rua Manoel Francisco Guerreiro contribuirá diretamente para a mobilidade urbana da região
“A abertura deste trecho melhora o fluxo de veículos e reduz a sobrecarga em vias próximas, especialmente na Avenida Silvio Sanson. É uma melhoria de grande impacto para o dia a dia da nossa comunidade”, afirmou.
No ato simbólico para a liberação do trânsito da rua Manoel Francisco Guerreiro contou com a presença do vice-prefeito Pipo Baldissera, do secretário Alexandre Ceni (Geral de Governo), do vereador Fábio Ghiggi, dos servidores da Secretaria de Obras, moradores e os meios de comunicação.