Conteúdo Principal
A alteração na trafegabilidade passará a valer a partir do dia 15 de novembro
Ponto de grande movimentação de veículos e pedestres, devido aos estabelecimentos comerciais e industriais da região, bem como ao número de moradores do bairro Planalto – nas comunidades Bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida – a Rua Itália terá alterações na trafegabilidade a partir do dia 15 de novembro. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, transformará parte da via urbana – com extensão aproximada de 100 metros – em sentido único.
Para os condutores que trafegam pela Avenida Silvio Sanson, no sentido Centro/Pórtico, o acesso será feito pela Rua Itália até a entrada da Rua Antônio Batistel, que funcionará em mão única. Após esse trecho de 50 metros, até a Rua Manoel Francisco Guerreiro, o trânsito retornará a ser em dois sentidos. Para quem se desloca pela Rua Manoel Francisco Guerreiro e entra na Rua Itália, será permitido trafegar apenas até a entrada da Rua Antônio Batistel, não sendo mais permitido seguir reto em direção à Avenida Silvio Sanson. Será obrigatório dobrar a direita.
Ao longo da semana, conforme destacou o diretor de trânsito Norton Flores, servidores estão realizando a remoção e repintura das faixas para os estacionamentos horizontais, instalarão novas placas de sinalização e orientarão os motoristas e pedestres.
“São medidas fundamentais para que possamos garantir mais segurança, melhorar a fluidez do trânsito e reduzir a acidentalidade nessa região. Contamos com a colaboração de todos os motoristas e pedestres para respeitar a nova sinalização e se adaptarem às mudanças”, destacou Norton Flores, ressaltando também que, entre as mudanças, destaca-se a abertura do canteiro central da Avenida Silvio Sanson para que os condutores que se deslocam pela principal via da cidade – sentido Centro/Pórtico - possam efetuar o contorno e entrar para a Rua Itália. Para quem transita no sentido Pórtico/Centro não será permitida a entrada para a Rua Itália.
O secretário Vilmar destacou que a mudança é necessária, visto o aumento da movimentação de veículos e pedestres, bem como de acidentes.
“Essas mudanças são resultado de estudos técnicos e observações do fluxo diário de veículos e pedestres. Nosso objetivo é garantir mais segurança e organizar melhor o trânsito. Sabemos que toda alteração exige um período de adaptação, mas os benefícios serão sentidos por toda a comunidade”, ressaltou Vilmar.
Além da Rua Itália, Vilmar e Norton informam que alterações no trânsito estão previstas para a Rua Jairo Brum – do trecho da RGO até o dia 30 de novembro – e em toda a extensão da Rua Manoel Francisco Guerreiro, a partir de janeiro de 2026.