06/12/2012 Sec. Geral de Governo

Poder Público Municipal homenageia guaporenses

O Poder Público Municipal de Guaporé, dentro das atividades em comemoração aos 109 anos de Emancipação Político- Administrativa, homenageou na noite da quarta-feira, dia 5, o professor Doutor Leandro Henrique Ortolan, autor da obra literária \"O que não tem limite: O erotismo na poesia de Chico Buarque\". O livro, escrito pelo guaporense que foi autografado durante a solenidade, é fruto da dissertação apresentada por Leandro como requisito para obtenção de título de mestre em teoria da Literatura na PUC/RS em 2007. Selecionada dentro inúmeras obras para ser publicado pela editora da mesma Universidade (EDIPUC), o livro resulta em excelente exegese dos procedimentos construtivos e expressivos de Chico Buarque de Hollanda e dá conta das articulações das letras de suas canções com a política, com a história, com a economia, com a sociedade, entre outros.

Durante a solenidade, que contou com a presença de autoridades municipais, familiares, amigos, educadores e estudantes das Escolas Estaduais Frei Caneca e Bandeirante e da FTEC/Unidade Bento Gonçalves, imprensa e comunidade em geral, um pouco da história de vida do autor, Leandro Henrique Ortolan, que é professor de Comunicação da FTEC, foi apresentada.

Na oportunidade, além da apresentação do livro \"O que não tem limite: O erotismo na poesia de Chico Buarque\", o Poder Público Municipal de Guaporé prestou uma homenagem ao fotógrafo Orlive Alberti, ao padre Pedro Gajardo (em memória) e ao comunicador Carlos Alberto Zanchin (em memória) pelo documentário idealizado na década de 90 que resgata a história da antiga Colônia Guaporé, destacando os 13 municípios que fizeram parte do seu território. Alberti recebeu uma placa em homenagem a obra que tem altíssimo valor histórico e cultural e foi feita com recursos próprios durante três anos de intensos trabalhos. Familiares de Carlos Alberto Zanchin, presentes no evento, viram a mãe do comunicador receber um ramalhete de flores em homenagem à participação de seu filho na obra, filmada na década de 90 em VHS, e digitalizada, nos dias atuais, para que seja perpetuada entre as gerações. O filme/documentário, dividido em 12 partes, tem duração de 96 minutos e está disponível no site www.caminhosdeguapore.com.br.

Após as homenagens, os convidados puderam adquirir o livro \"O que não tem limite: O erotismo na poesia de Chico Buarque\" e posteriormente receber uma dedicatória do autor. Também ouviram de Alberti, um pouco da história e da produção do filme/documentários que retrata as belezas naturais, a economia, a agricultura, os pontos turísticos e a como surgiram os municípios pertencentes a grande \"Colônia de Guaporé\".

O Poder Público Municipal de Guaporé parabeniza os guaporenses que fizeram e fazem parte da história dos 109 de Emancipação Político-Administrativa.