Conteúdo Principal
Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) encaminhou 81 doses para aplicação em mulheres a partir da 28ª semana de gestação até o nascimento do bebê
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu, na terça-feira, 9 de dezembro, um lote com 81 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O imunizante, recomendado pelo Ministério da Saúde, é destinado a gestantes a partir da 28ª semana de gestação e tem o objetivo de proteger os recém-nascidos até os seis meses de vida contra a bronquiolite – doença respiratória que tende a provocar quadros graves nos primeiros meses de vida, especialmente no outono e no inverno. A remessa foi encaminhada pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), do Governo do Rio Grande do Sul.
No município, segundo dados oficiais, 300 mulheres estão em gestação. O número de doses recebidas nesta primeira remessa representa apenas 26% do público-alvo. De acordo com a secretária Juliana Fossá Maschio, a aplicação da vacina será realizada a partir da 28ª semana de gravidez, independentemente da idade materna, peso, condições de saúde ou histórico vacinal.
“Orientamos as gestantes que procurem o Centro Municipal de Saúde e as Estratégias de Saúde da Família de referência de pré-natal para verificar as condições de aplicação. Sabemos que nem todas conseguirão, nesse primeiro momento, receber a vacina da VSR, porém, estamos em busca de novas doses”, destacou Juliana, salientando que a imunização será feita em dose única, de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a secretária, o pico de produção de anticorpos acontece aproximadamente 15 dias após a aplicação, período em que a gestante já transmite a proteção ao feto por meio da placenta. Os anticorpos permanecem ativos até seis meses após o nascimento, período considerado crítico para a saúde respiratória do bebê.