06/11/2012 Sec. Geral de Governo

Procon de Guaporé alerta consumidores para compras pela internet

O Procon Municipal de Guaporé, atendendo a pedidos por parte dos consumidores do município, está alertando a comunidade em geral para as compras efetuadas através do comércio eletrônico. Cada vez mais os brasileiros têm utilizado a internet para comprar produtos e adquirir serviços. As facilidades que a rede mundial de computadores oferece, especialmente, comodidade de comparar preços e adquirir produtos à distância, não podem motivar descuidos: \"a internet não é um paraíso e está sujeita a problemas que ocorrem em outros meios e formas de contratação\", afirmou o coordenado pelo bacharel em Direito, Luis Fernando Pedroso de Farias.

Segundo ele, a antes de contratar um serviço ou comprar algum produto, é importante observar os procedimentos e recursos adotados para garantir a segurança e a confidencialidade da transação eletrônica.

\"O fornecedor deve dispor de meios que garantam a transmissão eletrônica segura, como o uso de certificados e uma infra-estrutura confiável para o armazenamento dos dados do consumidor, dificultando o acesso indevido de estranhos\".

Além disso, o responsável pelo Procon Municipal de Guaporé afirma que o consumidor deve preferir sites com boas referências, indicados por amigos ou familiares. No ato da entrega do produto, exija a nota fiscal.

\"Sempre confira a qualidade e se corresponde ao ofertado quando receber o produto. A qualquer sinal de irregularidade, não o receba, entre em contato com o fornecedor e registre a ocorrência. É recomendável que o consumidor entre em contato com a empresa para solucionar a questão\".

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078/90, o fornecedor responde pela qualidade do produto ou do serviço e pela correção e veracidade das informações prestadas ao consumidor. Dúvidas e informações basta entrar em contato com o Procon de Guaporé através do telefone 3443-4694. Outra opção é ir diretamente à sede do órgão, localizada na Casa da Cultura, sala 107.

Procom de Guaporé

Cuidados necessários para as compras via Internet

oBuscar informações sobre o site, verificando se há reclamações no cadastro do Procon;

oVerificar qual o endereço físico do fornecedor e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas;

oVerificar os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega, entre outros;

oVerificar as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários;

oNão fornecer informações pessoais desnecessárias para realização da compra;

oGuardar todos os dados da compra, como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, número de protocolo, entre outros;

oGuardar em meio eletrônico ou mesmo impresso a confirmação do pedido, e-mails trocados com o fornecedor que comprove a compra e suas condições;

oVerificar se há despesas com fretes e taxas adicionais, bem como o prazo de entrega da mercadoria ou execução do serviço;

oIdentificar o endereço físico da empresa e seus dados cadastrais, como CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. O consumidor pode checar os dados cadastrais da empresa acessando www.registro.br;

oExigir Nota Fiscal;

oImprimir o contrato firmado ou arquivar em meio digital seguro que permita uma futura impressão;