04/01/2017 Sec. da Saúde

Saúde: Guaporé unida contra dengue e zica

A Secretaria Municipal da Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, está conclamando a comunidade para uma ação coletiva: a eliminação de todos os possíveis locais que permitam a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e o temido zica vírus.
\r\nDe acordo com Zulmar Roman Ros, responsável pelo setor, em uma armadilha localizada em uma lavagem de automóveis no trevo da cidade, foi detectada a presença de larvas do mosquito, confirmando oficialmente um foco em Guaporé. “Provavelmente algum veículo deve ter circulado por áreas onde há o mosquito, e o mesmo acabou literalmente pegando uma carona. Estamos monitorando constantemente e desde que a temperatura começou a subir, este é o primeiro foco da temporada. Acende-se uma luz de alerta, e conclama-se a comunidade a agir. A prevenção é a única forma de mantermos a população longe dessas doenças. Há um temor muito grande com relação à zica, ligada diretamente aos crescentes casos de microcefalia, em regiões de grande incidência do mosquito transmissor”, diz Zulmar.
\r\nA presença do mosquito não significa a presença da doença. Mas se esse mosquito se contaminar, picando alguém contaminado, aí sim começa a propagação. “Estamos agindo de imediato, porém não adianta os profissionais da saúde agirem sozinhos. Este trabalho só terá êxito com a participação de todos”, afirma o Secretário da Saúde, Adalberto Bastian.
\r\nO vice-prefeito, que responde pela pasta, pede a colaboração de todos. “Todo depósito de água limpa e parada é um possível criadouro. Não importa se for uma piscina ou se for apenas uma tampinha plástica. Precisamos eliminar tudo. O foco da saúde é a prevenção, evitar as doenças. Estamos empenhados em antes de mais nada, eliminar o mosquito”, esclarece.
\r\nZulmar adianta que equipes de agentes de saúde orientam as famílias em cada bairro, e que um grande mutirão acontecerá no bairro Planalto, onde o foco foi detectado. “Principalmente os moradores das redondezas do trevo, devem fazer uma varredura imediata em casa, nos terrenos baldios, canteiros, ruas e calçadas. Assim que as aulas iniciarem, também realizaremos um trabalho especial de educação de nossas crianças, para que orientem e cobrem dos pais em casa, essa atitude que nos protege das doenças”, conclui.
\r\nDenúncias
\r\n
\r\nEm caso de verificação de depósito de água parada, cisternas abertas, água não tratada em piscinas ou qualquer outro caso que represente perigo para a saúde pública, há um dique-denúncia que funciona das 7h às 18h. Ligue: (54) 3443 6381.
\r\nNa foto:
\r\nArmadilha localizada nas proximidades do trevo de acesso, onde foi detectado foco do mosquito aedes aegypti. No local, três larvas foram confirmadas.