Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
24/09/2025 Sec. de Assistência Social e Habitação
COMPARTILHAR NOTÍCIA

​​​​​​​Secretaria de Assistência Social desenvolve o projeto “Me Identifico com o Silêncio”

O objetivo é arrecadar 40 abafadores para doação a crianças e adolescentes com espectro autista. Até o momento, 15 unidades foram doadas pela empresa RGO

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, lançou o projeto “Me Identifico com o Silêncio”, voltado à promoção da inclusão e ao apoio de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A demanda para a criação partiu das mães de autistas, que trouxeram suas necessidades e desafios do dia a dia. A iniciativa tem como objetivo criar ambientes mais acessíveis e acolhedores, oferecer suporte especializado e sensibilizar a comunidade — nas escolas e em espaços sociais e de trabalho — para a importância da empatia, da tolerância e do respeito às diferenças.

Conforme a secretária Edevandra Ecco Zeni, o projeto busca arrecadar 40 abafadores para doação às crianças e adolescentes com TEA, além da confecção de 50 crachás de identificação, com nome, foto, CID e contato de emergência, acompanhados de cordões identificadores.

“Este projeto foi pensado com muito carinho para estimular a empatia e garantir mais inclusão. Nosso objetivo é criar espaços acolhedores, acessíveis e cheios de respeito. Queremos que eles recebam o cuidado necessário, que tenham apoio também na escola e que toda a comunidade esteja mais consciente, para juntos combatermos preconceitos e fortalecermos essa rede de atenção e amor”, disse Edevandra, ressaltando que serão disponibilizados cordões com as inscrições “Sou Pai de Autista” e “Sou Mãe de Autista”, para que familiares possam utilizá-los quando necessário.

Em nome do Poder Público, agradecemos à empresa RGO que, ao tomar conhecimento do nosso projeto, realizou a doação de 15 abafadores. Que esse gesto de solidariedade possa inspirar outras empresas a se engajarem, para que juntos possamos oferecer o melhor às famílias com crianças e adolescentes autistas”, concluiu a secretária.

O projeto conta com a parceria do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e com o apoio da primeira-dama, Paula Zanrosso Rossetto, que, de forma sensível, abraça a causa, fortalecendo ainda mais as ações voltadas à inclusão e ao acolhimento das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.

Para mais informações e doações ao projeto “Me Identifico com o Silêncio” entre em contato através dos telefones/WhatsApp 08000540067 - Ramal 261.

Outras Notícias