19/08/2019

Ato cívico marca a chegada do Fogo Simbólico da Pátria em Guaporé

Centelha foi conduzida pela Liga da Defesa Nacional, representada pelo Coronel Ataíde Moraes Rodrigues, e entregue ao prefeito Valdir Fabris

Com objetivo de exaltar e cultuar as tradições nacionais, o Poder Público de Guaporé, através do prefeito Valdir Carlos Fabris e demais integrantes do Governo Municipal, recepcionaram, em ato cívico na tarde da segunda-feira, dia 19 de agosto, o Fogo Simbólico que abre as comemorações referentes à Semana da Pátria. A centelha foi trazida a Guaporé pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, representada no ato pelo Coronel Ataíde Moraes Rodrigues, 1º Tenente PME Ronaldo (Corpo de Bombeiros Militar), 1º Tenente PME Montardo e 3º sargento Vanderlei, ambos do Comando do Policiamento Rodoviário da Brigada Militar. A recepção, com a presença de policiais do 4º Pelotão da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CB), de Guaporé, aconteceu no trevo principal de acesso à cidade.

De lá até a Prefeitura Municipal, em trajeto de quase 2 Km, a centelha da 82ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria foi conduzida a pé pelo bombeiro, sargento Cruz, e escoltada por viaturas da BM e do Grupo Rodoviário da Brigada Militar. No ato, autoridades do Poder Público, Poder Legislativo, direção, funcionários e estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum, integrantes do grupo Escoteiros Nacê, representantes de outras entidades e comunidade em geral, recepcionaram os militares.

A corrida do fogo simbólico é uma prática cultural exercida desde 1938, em Porto Alegre, pela Liga da Defesa Nacional e tem como objetivo manter viva na população, principalmente entre crianças e jovens, a chama que alimenta os valores da nossa terra, a cultura e a história do povo brasileiro. Após o canto do Hino Nacional, o prefeito Fabris recebeu o fogo do representante da Liga, Coronel Moraes, que destacou a importância do momento.

“Trazemos ao município a chama sagrada que simboliza o ardor patriótico que deve animar nosso sentimento de amor e de devoção ao nosso grandioso País para que se renove em nossos corações e em nossas consciências a lembrança da magnífica obra desenvolvida pelos nossos antepassados que se dedicaram a entregar uma pátria livre, digna e honrada às novas gerações. Este é um dos primeiros atos para o início das comemorações da Semana da Pátria compreendida do dia 1º ao dia 7 de setembro, quando reverenciamos a Independência do Brasil”, disse o Coronel Moraes, que é voluntário da Liga da Defesa Nacional RS.

O coronel destacou ainda:

“Neste ano de 2019, teve origem no Parque Histórico General Osório que reverencia a memória do grande patriota brasileiro e militar, patrono da cavalaria do Exército, por ser seu local de nascimento, o General Manoel Luís Osório. O Parque Histórico foi escolhido como tema regional por estar completando seu cinquentenário de fundação”.

A corrida do Fogo Simbólico da Pátria se desenvolve em cinco eixos, tendo uma versão centralizada, em Osório (Litoral Norte). Atingirá, segundo o Coronel Moraes, 150 municípios, percorrendo 12 mil quilômetros.

O encerramento do ato cívico marcou-se pelas apresentações dos alunos da Escola Dr. Jairo Brum.

Tema Municipal

O tema municipal a ser desenvolvido durante as comemorações alusivas à Semana da Pátria 2019 refere-se à busca por ressignificar as relações que estabelecemos diariamente, seja junto aos nossos familiares, seja profissionalmente, seja nossa postura diante da sociedade e da realidade do nosso país. Ressignificar para construir estratégias que nos possibilitem qualificar nossas ações e nossas interações, buscando o bem viver, o respeito por minha vida e pela vida do outro, valorizando o que somos para evoluirmos como cidadãos, como profissionais, como pais, como filhos, essencialmente nos comprometendo pela qualidade de vida no planeta.