21/03/2024 Gabinete do Prefeito

Em Taiwan! Em agenda no exterior, prefeito Fabris apresentou Guaporé e o CISGA na Smart City Summit & Expo

Evento tem o papel fundamental de unir órgãos públicos e prováveis interessados em tornar seus centros comerciais mais atrativos

Chefe do Poder Executivo de Guaporé e presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), o prefeito Valdir Carlos Fabris está cumprindo agenda no exterior. Em Taiwan, na Ásia, Fabris participa, representando o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) do Smart City Summit & Expot, que tem o papel fundamental de unir órgãos públicos e provados interessados em tornar seus centros comerciais mais atrativos para receberam investimentos dos mais diversos setores da economia.

Fabris, além de convidado especial do CISGA, palestrou para os presentes no evento, apresentando as potencialidades de Guaporé e dos 36 municípios da região, com população estimada em 1 milhão de habitantes e PIB de R$ 45,9 bilhões (dado de 2017), sem esquecer do Rio Grande do Sul. Abriu destacando: “Cidades inteligentes são formadas por pessoas inteligentes. Que não pensam apenas em si e no agora. Pensam no coletivo e no futuro. Nossa região é belíssima! Cercada de verde por todos os lados. Vales e montanhas abraçam nossos municípios, fazendo pujante o setor primário, com nossas produções agrícolas e criações. E também faz único o turismo, que atrai pessoas do mundo inteiro para desfrutar de belezas naturais, cultura, gastronomia, comércio, agronegócios e indústria”.

Mostrou aos presentes na Smart City Summit & Expot 10 slides com projetos, aplicados no dia a dia, que transformam realidades. Entre eles, destacam-se o planejamento urbano, iluminação pública moderna e eficiente, energia solar, Cidade Educadora. Porém, o que mais impressionou foram os projetos voltados à agricultura e o clima, especialmente os incentivos aos jovens produtores para que permaneçam no campo e o que estamos colocando em prática para melhorar o meio ambiente onde vivemos.

“Se encantaram e recebemos muitos elogios por criarmos, ao longo da gestão, políticas públicas que incentivem os jovens do setor primário a investirem em suas propriedades, gerando renda e movimentando a economia. Mostramos ainda que pagamos por serviços ambientais, promovendo a conservação e a proteção do Bioma Mata Atlântica, incentivamos os produtores a recuperarem e protegerem as nascentes, entre outros”, disse Fabris.

Concluiu a apresentação afirmando que os Municípios da região, assim como Guaporé, possuem uma lista de projetos voltados à sustentabilidade e, a cada nova iniciativa, desafiam seus munícipes para que coloquem em prática, sempre na parceria entre Governos e as comunidades.

“Porém, nenhum projeto, por mais inovador ou tecnológico que seja, alcança sua finalidade se não tocar a consciência comunitária, não tocar as pessoas e movê-las à ação. Assim temos construído nossa Guaporé e nossa região. Pensando nas pessoas, na cidade e no futuro! E juntos garantimos um futuro saudável e feliz aos que virão, depois de nós!”, afirmou o prefeito Fabris.

A Smart City Summit & Expot, que oferece oportunidade para adquirir conhecimento, explorar inovações e fortalecer os laços entre os participantes, encerra no dia 23.