Ações garantem mais conforto, segurança e um ambiente acolhedor para as crianças e profissionais
A escola que ama, cuida e incentiva cada passo de crianças no processo de aprendizagem precisa também oferecer conforto e segurança em sua infraestrutura física, garantindo um ambiente acolhedor e adequado para o desenvolvimento de todos. É com esse compromisso que a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, investiu na Escola de Educação Infantil Quintal Mágico.
Localizado na área central, o educandário, criado em 2022 para suprir a crescente demanda dos bairros Conceição e São José, passou por uma ampla remodelação para garantir mais conforto, segurança e funcionalidade. As melhorias incluíram a renovação da secretaria, do refeitório, da lavanderia e da brinquedoteca, além da criação de um espaço acolhedor para o canto da amamentação e de uma sala destinada aos professores. Foram instalados novos armários, cortinas e enfeites, e realizados ajustes estruturais, como o fechamento da parte traseira para proteção contra o vento e o cercamento da caixa de areia. O local também recebeu portões de segurança para as crianças, fitas antiderrapantes, mesa para bebê, ganchos nas mochilas e ducha no mictório. As salas de aula agora contam com televisores, e a escola ganhou uma nova placa de identificação.
Nos próximos dias, está prevista a substituição do telhado da escola, medida que deve garantir mais segurança, conforto e melhores condições estruturais contra intempéries.
“A escola enfrentava problemas estruturais, principalmente no telhado, que apresentava desgaste e infiltrações. Realizamos uma ampla remodelação, proporcionando mais conforto e segurança para crianças e profissionais. Posso afirmar que “demos uma nova cara e mais vida à escola”. Hoje, o educandário é colorido e alegre, o que estimula o aprendizado, torna o ambiente mais acolhedor e reflete o cuidado da Administração Municipal com a educação infantil e a comunidade escolar”, disse a diretora Veranita de Gasperi.
A Escola Quintal Mágico conta com uma equipe de 45 profissionais, entre eles 12 professores, 22 monitores, quatro cozinheiras, uma secretária, dois zeladores, dois auxiliares de limpeza, coordenadora pedagógica e diretora. Atualmente, a instituição atende cerca de 100 alunos, distribuídos em seis salas — quatro berçários, uma de maternal e uma de Pré-1 —, contemplando crianças com idades entre quatro meses e cinco anos.