Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
01/10/2025 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Aeródromo Municipal 14BIZ - Novo marco para negócios e turismo em Guaporé

Homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), pista de 1000 metros de extensão por 18 de largura permite pousos de aeronaves de pequeno e médio porte

Após oito anos de interdição, Guaporé voltou a assistir à decolagem de um dos maiores símbolos de sua história e desenvolvimento. Em 2025, o Aeródromo Municipal 14BIZ (prefixo SS7W) foi oficialmente homologado pela Agência Nacional de Aviação (ANAC) e reativado pela Associação Aerodesportiva de Guaporé (AAGR), em parceria com a Administração Municipal, por meio do empenho do prefeito Odair André Rossetto - um apaixonado pela aviação e de sua equipe de governo. O momento foi celebrado como um marco para a comunidade, que passa a enxergar o espaço como um elo entre tradição, progresso e futuro.

Inaugurado em outubro de 1973, na gestão do então prefeito Nelson Luiz Barro, o “campo de aviação” localizava-se onde atualmente é o Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro e rapidamente se tornou sinônimo de desenvolvimento, aproximando Guaporé de novas oportunidades. Décadas depois, o aeródromo, que encontra-se na Linha Segunda - Comunidade São Pedro, ressurge com vigor renovado, reafirmando seu papel como aliado estratégico para o crescimento econômico e o fomento do turismo.

Localizado nas coordenadas 13°31’, o Aeródromo de Guaporé possui pista com 1.000 metros de extensão por 18 metros de largura, com superfície em grama natural, homologada para operações de aeronaves de pequeno e médio porte, com capacidade média para até 12 passageiros. O espaço dispõe ainda de dois hangares (um público e um particular) e de um terminal de passageiros e, em breve, receberá novas estruturas para melhor atender pilotos e visitantes.

De acordo com o prefeito Rossetto, a homologação possibilita a chegada de empreendedores de diversas regiões do Brasil e do mundo e a geração de novas oportunidades de negócios com o setor empresarial guaporense e regional. Além disso, reforça o potencial do município ao atender às demandas do Autódromo e do próprio Aeródromo, seja em eventos esportivos ou no fomento ao turismo, e cumpre um papel essencial na área da saúde, ao viabilizar o rápido deslocamento de pacientes em situações delicadas, contribuindo inclusive para salvar vidas.

“Há anos defendemos a importância da homologação do Aeródromo de Guaporé pela ANAC. Trata-se de um espaço estratégico para o município, cuja infraestrutura e logística de acesso serão aprimoradas em parceria com a AAGR, garantindo melhores condições de operação e desenvolvimento. Estou feliz por, dentro das minhas atribuições como administrador do Município e integrante da associação, poder celebrar mais essa conquista”, disse Rossetto.

Com sua reativação, o aeródromo retoma o papel estratégico no transporte regional, ampliando a conectividade, fomentando o turismo e oferecendo suporte logístico às atividades econômicas do município e região.

Outras Notícias