Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
08/01/2026 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

​​​​​​​Secretaria da Saúde emite alerta após confirmação de caso de dengue em Guaporé

Mulher de 24 anos, residente no bairro São Cristóvão, é o primeiro caso no município; autoridades reforçam ações de prevenção e controle do mosquito

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilâncias em Saúde, informa a confirmação do primeiro caso de dengue em Guaporé. Trata-se de uma mulher de 24 anos, residente no bairro São Cristóvão. Há, ainda, um caso suspeito, cuja notificação foi encaminhada ao Laboratório Central do Estado (IPB-Lacen/FEPPS). O surgimento colocou as autoridades sanitárias em estado de atenção e acendeu um alerta para toda a comunidade.

Com o aumento das temperaturas e a ocorrência de chuvas típicas da estação, as condições se tornam ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A Vigilância Ambiental já iniciou os protocolos de bloqueio de transmissão e realiza busca ativa de novos focos nos arredores das residências afetadas. Em breve, a equipe estará realizando mais uma aplicação do fumacê, como medida complementar de controle do vetor, visando reduzir a quantidade de mosquitos e prevenir novos casos.

Para evitar novos casos, as autoridades solicitam a colaboração da comunidade, que pode ajudar de forma decisiva no controle do mosquito por meio de medidas simples de prevenção. É fundamental manter caixas d’água e cisternas bem vedadas, calhas limpas, eliminar pratos de plantas ou preenchê-los com areia, cuidar de piscinas, armazenar pneus em locais cobertos e guardar garrafas de boca para baixo. Dentro de casa, ralos e vasos sanitários devem permanecer fechados. Bandejas de eletrodomésticos precisam de limpeza semanal, assim como bebedouros de pets e recipientes com plantas em água. Lixeiras devem estar bem tampadas e é importante evitar o acúmulo de entulho ou objetos que possam reter água.

“Orientamos que moradores que apresentarem febre alta, dores no corpo e nas articulações, desconforto atrás dos olhos, mal-estar ou manchas vermelhas pelo corpo procurem imediatamente a Estratégia de Saúde (ESF) mais próxima ou o Centro Municipal de Saúde. Reforçamos que não se deve praticar a automedicação pois pode agravar o quadro”, disse a secretária Juliana Fossá Maschio.

Denúncias sobre reservatórios de água parada podem ser feitas pelo Setor de Vigilância Ambiental pelo telefone 0800 054 0098, ramal 319.

Outras Notícias