30/05/2022 Sec. do Meio Ambiente

Biodigestor é projeto piloto que traz pioneirismo em sustentabilidade

Sistema, semelhante ao de uma composteira, foi instalado na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Rosa Ferreira

No mês de junho, em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, a Administração Municipal de Guaporé através da Secretaria de Meio Ambiente, com o projeto "Uma cidade sustentável separa, recicla e Preserva", desenvolve diversas ações educativas. Dentre elas, destaca-se um projeto piloto para compostagem através da instalação de um biodigestor na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Rosa Ferreira.
O biodigestor é um sistema semelhante ao de uma composteira, porém ao contrário da compostagem que gera adubo, o biodigestor produz biofertilizante e biogás natural que possui poder calorífico e pode ser utilizado no fogão, auxiliando na economia com o gás de cozinha. A decomposição se dá pela atividade de bactérias, que liberam enzimas e degradam a matéria orgânica.
Na compostagem o processo de biodigestão é aeróbio, ou seja, as bactérias e microrganismos atuantes, necessitam de oxigênio para degradar, enquanto no biodigestor, o processo é anaeróbio, e neste caso, o oxigênio não é necessário. No biodigestor, ao degradar os resíduos, há a emissão de gás metano e outros gases que são captados por canos e vão até o fogão onde é usado para cozinhar.
O biofertilizante resultante do processo pode ser aproveitado em qualquer sistema florístico (horta, jardim, árvores), melhorando as condições do mesmo. Para isso, deve-se fazer uma mistura de 1 (uma) parte de biofertilizante para 10 (dez) partes de água, e aplicar esse composto diretamente no local desejado com o auxílio de um regador ou outro equipamento desejado.
Ações como estas, de cunho educativo, buscam integrar escola e natureza, através de práticas que propiciam a sensibilização das gerações futuras pra com o meio ambiente. É um projeto piloto pioneiro nas escolas e um dos poucos aplicados em escolas do Rio Grande do Sul. Um modelo a ser seguido e reproduzido na Educação Ambiental.