29/04/2024 Sec. da Saúde

Contra a dengue! Ação de conscientização uniu Poderes Executivo e Legislativo em Guaporé

Folders explicativos foram entregues à comunidade no sábado, dia 27, na praça Vespasiano Corrêa e nos cruzamentos das principais vias urbanas

"Guaporé unido no combate ao Aedes Aegypti”. Essa é uma das frases, incluídas em folder entregue à comunidade, que simboliza a união da Administração Municipal e Câmara Municipal de Vereadores de Guaporé para a conscientização e informações sobre os cuidados para evitar a procriação do mosquito e o avanço dos casos da dengue no município. Idealizada pelo Poder Legislativo e abraçada pela Secretaria da Saúde – Setor de Vigilâncias em Saúde, a ação aconteceu na manhã do sábado, dia 27 de abril, na praça Vespasiano Corrêa e no cruzamento das principais vias urbanas, especialmente nas sinaleiras da área central.

Autoridades, como o prefeito Valdir Carlos Fabris e o presidente da Câmara, vereador Antoninho Pandolfo, lideraram secretários, representantes do povo e servidores municipais. Folders, com dicas para evitar a procriação do mosquito, sintomas da dengue, chikungunya e zika, e ilustração do aedes aegypti e aedes albopictus, foram entregues na área central da praça e nos cruzamentos da Avenida Silvio Sanson (sinaleiras). Em um deles, o destaque para a importância dos cuidados em virtude do crescimento dos casos no município e os dizeres: “O perigo aumentou, a nossa responsabilidade também!” e “Se o mosquito pode matar, ele não pode nascer. E você já fez a sua parte?”. No outro, informações sobre ações necessárias para o combate à dengue de forma eficaz.

“Temos que fazer tudo para conscientizar o povo. Estamos unidos com a ação de conscientização, mas a comunidade tem que colaborar. Nós, Poderes Executivo e Legislativo, não temos como fiscalizar cerca de 12 mil imóveis e terrenos. Se cada um fizer a sua parte, nós vamos resolver o problema e não teremos casos de dengue”, disse o prefeito Fabris.

Antoninho, presidente do Legislativo, ressaltou a necessidade da união de todos para o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika nesse momento delicado.

“É grave o problema da dengue na cidade. Então, nada melhor do que nós, representantes do povo, em parceria com o Executivo, realizarmos um trabalho de conscientização. A ação visa, justamente, alertar e apresentar os caminhos e cuidados para que possamos vencer a batalha contra o mosquito da dengue. Dê uma analisada na sua residência, no local de trabalho, enfim, para verificar se há algum objeto que possa acumular água e ser um criadouro do mosquito. Isso ajudará muito”, disse o vereador.

Demonstrações de como manter limpa a caixa d’água e a presença do “mosquito da dengue” na praça, foram fundamentais para chamar atenção de todos na ação de conscientização. Guaporé registra, até o momento, 34 casos de dengue.