Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
25/09/2025 Gabinete do Prefeito
COMPARTILHAR NOTÍCIA

​​​​​​​Defesa Civil Municipal recebe mapas das áreas de risco do Serviço Geológico do Brasil

Prefeito Odair Rossetto, junto com o coordenador da COMPDEC Rafael Pissetti, participou do evento realizado na Casa Civil do Governo Estadual

93 municípios do Rio Grande do Sul, afetados pela catástrofe climática de maio de 2024, receberam, na manhã de quinta-feira, 25 de setembro, na Casa Civil do Governo do Rio Grande do Sul, os mapas das áreas de risco. Os estudos foram realizados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), em parceria com a Defesa Civil. Entre os municípios contemplados está Guaporé, que participou do evento por meio do prefeito Odair Rossetto, do coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Rafael Pissetti e do integrante do Setor Operativo, Fernando Portela.

O mapeamento, conforme destacou Rafael, incluiu a identificação de áreas propensas a deslizamentos e inundações. Foram identificadas 14 áreas de risco geológico relacionadas aos processos de deslizamento, rastejo, queda de blocos, corrida de massa, inundação, enxurrada e erosão.

“As equipes do SGB estiveram em Guaporé e realizaram o levantamento de campo para identificar as áreas de risco, especialmente ao longo do Arroio Barracão e em pontos do interior com potencial de deslizamento. Agora, com o estudo completo em mãos, o município conta com subsídios técnicos para implementar medidas e tomar decisões que visam prevenir novos desastres”, disse o coordenador.

Para o prefeito Rossetto, com os mapas concluídos e entregues pelos profissionais técnicos do SGB, é possível a implementação de políticas públicas para evitar que os problemas apontados se agravem.

“A entrega desses mapas nos dá respaldo técnico para agir com planejamento e responsabilidade, adotando medidas que reduzam riscos e assegurem a proteção da população”, destacou.

Na oportunidade, também foi lançado o Sistema de Alerta Hidrológico do Guaíba, em parceria com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS). O evento contou com a participação dos pesquisadores do SGB e de representantes da Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Defesa Civil do Estado do RS, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do IPH/UFRGS.

Outras Notícias