Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
19/02/2026
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Desassoreamento do Arroio Barracão é realizado na altura da ponte do Curtume

Muitas pedras, que obstruíam a passagem e comprometiam a fluidez da água, foram retiradas do canal

Com o objetivo de garantir a manutenção adequada e dar maior fluidez à água, prevenindo o transbordamento, melhorando o escoamento e contribuindo para a preservação ambiental da área, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras e Viação, realiza mais uma importante intervenção na calha do Arroio Barracão. Em atividade de desassoreamento, com máquinas rodoviárias operando dentro do leito, pedras e outros materiais que obstruem a passagem da água estão sendo retirados na altura da ponte do Curtume, nas proximidades do Centro Municipal Termignoni.

O trabalho, conforme o secretário Ivan Celestino de Souza, é complexo e exige habilidade dos operadores, tendo em vista a necessidade do uso de duas máquinas e um caminhão, além da proximidade da fiação da rede elétrica. A quantidade de material retirado surpreendeu, considerando que a última limpeza no trecho havia sido realizada no mês de novembro de 2025.

“Temos um grande cuidado de manutenção do Arroio Barracão. É importante estarmos atento porque há diversos locais que requerem atividades de desassoreamento constante, visto a quantidade de material que acumula no canal”, disse Ivan, salinetando que os trabalhos integram um cronograma permanente de limpeza e conservação, com ações planejadas para garantir a manutenção preventiva e a segurança das áreas adjacentes.

O prefeito Odair Rossetto acompanhou os trabalhos e destacou:

“Essa é uma ação extremamente importante que melhora o escoamento da água e reforça nosso compromisso com a qualidade de vida dos ribeirinhos”.

A colaboração da comunidade é fundamental, especialmente no que se refere à destinação correta de lixo e entulhos, uma vez que o descarte irregular compromete o fluxo da água, agrava o risco de alagamentos e pode causar transtornos à população.

Outras Notícias