Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
12/12/2023 Sec. de Segurança Pública e Trânsito
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Guaporé festeja os 120 anos de história em grande estilo

Missa em Ação de Graças, Os Monarcas e o show nacional com Guilherme e Santiago fizeram parte das comemorações

Guaporé das largas e bem traçadas vias urbanas. Do Autódromo Internacional Nelson Luz Barro e do monumento do Cristo Redentor no alto do Morro do Galon que projetaram a cidade além-fronteiras. Das centenas de indústrias de joias folheadas, lingeries, moda praia, fitness, do metalmecânico, dos serviços e dos bravos agricultores que, de sol a sol, semeiam o alimento do nosso dia a dia. Guaporé completou 120 anos no dia 11 de dezembro e as comemorações, juntamente com a programação natalina – “Uma Joias de Natal”, encheram a comunidade de orgulho. Celebração religiosa e shows musicais marcaram a data.

Aguardada ao longo de 2023, a apresentação dos sertanejos Guilherme e Santiago levou milhares para o largo central da praça Vespasiano Corrêa. Pelo menos sete mil pessoas compareceram. A dupla encantou o público com sucessos como Casa Amarela, Do Outro lado da Cidade, Esse Amor é Azul, E Daí, entre outros clássicos. Querência Amada e Do Fundo da Grota emocionaram os presentes. Ainda na parte musical, os tradicionalistas do grupo Os Monarcas, com mais de 50 anos de carreira e reconhecimento ímpar no cenário da música regionalista do Sul do Brasil, embalaram os gaúchos e gaúchas com O Vento, Batendo Água, Lembranças e muitas outras.

Além dos artistas que subiram no palco e embalaram multidões, a Missa em Ação de Graças marcou os 120 anos de emancipação político-administrativa. A Igreja Matriz Santo Antônio recebeu centenas de fiéis que lotaram todos os espaços disponíveis. Celebrada pelo Pároco, Pe. Joel Ferrari, juntamente com os padres Antônio Geraldo Dalla Costa e Antoninho Centenaro, a missa foi animada pelo Coral Comunicação Unicanto que em 2023 completa seus 40 anos de trajetória. Autoridades do Poder Executivo, prefeito Valdir Fabris, vice-prefeito Adalberto Bastian, secretários e servidores da municipalidade, bem como representantes da Câmara Municipal de Vereadores, integrantes das comunidades paroquiais, diretores de escolas, entidades, associações, pastorais, demais movimentos e os munícipes, participaram.

Em seu pronunciamento, o prefeito Fabris afirmou que os munícipes estão cada vez mais unidos para uma Guaporé cada vez melhor para se viver. Relembrou o passado e projetou o futuro.

“...se passaram 120 anos de tantas histórias, lutas, conquistas, comemorações, contribuições! Tantos chegaram depois dos primeiros imigrantes italianos, tantos continuam chegando... Guaporé do ontem, sua herança cultural, Guaporé do hoje com seu desenvolvimento sustentável, com qualidade de vida, Guaporé do amanhã, quando seremos lembrados por nosso próprio legado. O que estamos fazendo agora pela Guaporé do futuro? Que possamos marcar nossa passagem pela história com qualidade de vida, educação, cultura, trabalho, justiça, segurança, oportunidades, saúde, cultura e felicidade!”, disse.

Para concluir, Fabris destacou:

“Aplaudir e reconhecer quem veio antes de nós! Fazer nossa parte para os que virão depois. É isso que Guaporé merece e quer de cada um de nós! Viva nossa cidade! Da velocidade, das azaleias, da agroindústria, do turismo de compras, das largas avenidas, da indústria, do interior, da cidade, de todos nós! Viva a Guaporé que há 120 anos cuida das pessoas, da cidade e do futuro!”.

A programação dos 120 Anos de Guaporé e “Uma Joia de Natal” prossegue com espetáculos teatrais e de dança, shows musicais, Missa do Galo, abertura da Colheita da Safra da Uva, entre outros.

 

Programação

120 Anos de Guaporé

Uma Joia de Natal

15/12 – Sexta-Feira

21h – Show com a banda Os Garotos da Rua

 

16/12 - Sábado

15h às 18h – Natal Colorado: brinquedos, pipocas, algodão doce e Saci na praça Vespasiano Corrêa ou Centro Social

21h – Show “Natal de Maria” com Cristina Sorrentino

 

17/12 - Domingo

19:30 – Show com Thiago Reder e Fabiano Índio

20h30min – Teatro “Fazei Brilhar a Vossa Luz” com Grupo Luz da Tribo – 22ª edição na praça Rosa Cella

 

21/12 – Quinta-Feira

18h – Abertura da Colheita da Safra da Uva – 3ª edição na Vinícola Giaretta

 

22/12 – Sexta-Feira

19h – Formatura do projeto “Trilhas da Aprendizagem” do SENAI e formatura da EJA – Anos Finais do SESI

20h – Orquestra SESI de Marau

21h – Show com a banda Samba de Moça – Tributo à Marília Mendonça

 

23/12 - Sábado

19h30min – Estúdio de Dança Jorge Rios

21h – Show com Thomaz Lenz – Canto Piano

 

24/12 - Domingo

20h – Missa do Galo na Igreja Matriz

Outras Notícias