09/05/2019 Sec. da Saúde

Milhares são vacinados contra a gripe no Dia “D” em Guaporé

Mais de 4,1 mil pessoas, integrantes dos grupos de risco, receberam a dose da vacina. Porém, meta de 90% ainda não foi alcançada

O Dia “D” de vacinação contra a gripe, realizado no sábado, 4 de maio, mobilizou profissionais da saúde em todo o Brasil. No Município de Guaporé, não foi diferente. Equipes da secretaria da Saúde, estiveram a postos no Centro Municipal de Saúde e nos cinco Estratégias de Saúde da Família (ESFs) para aplicar a dose da vacina em crianças (maiores de seis meses e menores de seis anos), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais. O resultado, apesar da meta de 90% ainda não ter sido alcançada, foi satisfatório, conforme destacou a enfermeira Regina Fin, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica.

“Apesar do tempo, que durante parte da manhã não colaborou, podemos dizer que o Dia ‘D’ foi de resultado positivo. A vacinação foi dentro do esperado. Em todos os locais, nossos profissionais aplicaram muitas doses da vacina contra a gripe. A equipe volante, que passou pelas comunidades do interior, também registrou um bom número de pessoas. Porém, o trabalho não está concluído e o objetivo é atingir 90% do grupo prioritário. Até o momento, só alcançamos com as puérperas”, disse Regina.

Conforme a secretaria da Saúde, receberam a dose da vacina contra a gripe 1.088 crianças (75,6%), 283 trabalhadores da saúde (73,5%), 162 gestantes (69,2%), 36 puérperas (95,7%) e 2.422 idosos (75,9%). Até o momento, foram aplicadas mais de 4,1 mil doses.

“As metas individuais ainda não foram atingidas. As unidades continuam vacinando os grupos de gestantes, idosos, crianças e profissionais da saúde. Bom lembrar que os professores, agentes da Polícia Civil, policiais da Brigada Militar e pacientes crônicos com indicação médica, devem podem procurar o Centro Municipal de Saúde ou os ESFs. Para os grupos prioritários, a dose da vacina é gratuita”, salientou.

Todas as pessoas que integram os grupos prioritários devem fazer a dose antes da chegada do inverno, destaca a enfermeira Regina.

“A orientação se dá em virtude do tempo que leva para que os anticorpos gerem a proteção necessária. Para a dose começar a ser efetiva, são necessários em torno de 15 dias após a aplicação, enquanto o maior efeito chega cerca de um mês após a aplicação. Em alguns grupos com imunidade mais frágil, como nos idosos, esse período até que a vacina passe a proteger pode levar ainda mais, chegando a cinco ou seis semanas”.

Quem ainda não recebeu a dose, conforme a enfermeira Regina, pode procurar o Centro Municipal de Saúde ou os ESFs Promorar, São José, Triângulo, Bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida, até o próximo até dia 31 de maio. Ainda restam cerca de três mil pessoas a serem imunizadas em Guaporé contra os três tipos mais frequentes de vírus influenza (dois do tipo A, H1N1 e H3N2, e um do tipo B).

Mais informações podem ser buscadas na secretaria da Saúde através do telefone (54) 3443.4525.

Vacinação contra a Gripe em Guaporé

Crianças 6 meses menores de 6 anos