12/09/2019 Gabinete do Prefeito

Poder Público recepciona secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Encontro, na Casa da Cultura, reuniu representantes de municípios da região, vereadores,empresários, representantes de entidades, entre outros convidados.

O Poder Público, de Guaporé, através do prefeito Valdir Fabris e secretários da municipalidade, recepcionou na tarde da quinta-feira, dia 12 de setembro, no auditório da Casa da Cultura, a comitiva da secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Liderada pelo secretário Ruy Irigaray, a equipe era formada pelo diretor de Turismo da Sedetur Alexandre Romano, diretora-presidente do Badesul Desenvolvimento Jeanette Halmenschlager Lontra, diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) José Rafael e a assessora Jurídica da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande Do Sul (JucisRS) Inês Conceição Dilélio.

No encontro, o prefeito Fabris apresentou os projetos do município que estão em andamento para o crescimento e desenvolvimento dos setores econômicos e de turismo. Entre eles, destacam-se o Centro Municipal de Eventos e o trem de passageiros (Projeto Trem dos Vales) na Ferrovia do Trigo, em conjunto com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e mais sete Poderes Públicos. Fabris, com a colaboração de representes de entidades empresariais, apresentou um vídeo institucional da Mostra Guaporé – Expocultural e Feira da Agroindústria Familiar, e imagens do projeto arquitetônico do Centro de Eventos.

“De extrema importância a presença do secretário Irigaray em Guaporé. Esteve realizando o passeio de trem no sábado e agora retorna para ouvir as demandas do município e outras cidades da região. Somos sabedores do seu empenho para que a economia gaúcha cresça e o empresariado possa investir no Estado. Investimentos geram empregos e, consequentemente, movimentam toda a cadeia produtiva e de negócios. Todos saem ganhando. Sem contar que tem buscado fortemente apoiar os empreendedores que fomentam o turismo. É um homem de visão e nos trouxe muito boas notícias”, destacou Fabris.

Empresários guaporenses puderam apresentar um novo empreendimento que está sendo erguido às margens da ERS-129 – ao lado do Belas Guaporé/Shopping de Fabricantes. O hotel, que conta com investimentos privados, contará com 110 apartamentos e cerca de 300 leitos, dobrando a capacidade na rede hoteleira do município.

Irigaray, durante a “municipalização da secretaria estadual em Guaporé”, afirmou que buscou junto ao Ministério do Turismo auxiliar o município de Guaporé na demanda para a construção do Centro de Eventos, bem como outras cidades da região em suas solicitações para o crescimento econômico e turístico.

“Apresentamos um pouco do trabalho realizado pela secretaria e, principalmente, trouxemos soluções para os prefeitos e empresários. Também ouvimos e absorvemos as demandas para, como secretário de Estado, tentarmos solucioná-las”, disse.

O secretário explanou sobre o belíssimo projeto “Trem dos Vales”, o qual teve a oportunidade de apreciar as belezas naturais e obras de engenharia (túneis e viadutos) ao longo de Guaporé e Muçum pela Ferrovia do Trigo (EF-491).

“Guaporé e região estão nos planos de mudança estrutural que tanto buscamos para o turismo. O projeto Trem dos Vales é fantástico e as pessoas estão muito interessadas em conhecer os caminhos que o trem de passageiros percorre. Estamos conversando com os responsáveis pelo trem (ABPF), com a Amturvales, prefeituras, concessionária da ferrovia (Rumo) para que tenhamos, não só oito passeios por ano, mas que se torne permanente. O turismo é a maior indústria do mundo porque gera renda e empregos de forma muito rápida. A região tem potencial para ser um dos destinos turísticos de referência nacional”, afirmou.

Participaram do encontro, Chefes dos Poderes Executivo e Legislativo das regiões da Serra Gaúcha e Vale do Taquari, secretários municipais, presidentes e representantes de entidades empresariais e sociais, lideranças políticas, além de empresários que fomentam o turismo e a economia do município.