Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
26/06/2019 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Contra a dengue: Vigilância Ambiental pede que comunidade se mantenha alerta

Casos de dengue no Brasil aumentam e a prevenção deve ser feita todos os dias

A Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde de Guaporé, emite um pedido para a comunidade se manter alerta, mesmo no período do inverno, para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e por consequência a chegada a Guaporé de doenças como a dengue.

“Guaporé é área infestada pelo mosquito, encontramos muitos focos durante os meses mais quentes do ano. Isso significa que temos a oportunidade de, durante o inverno, prevenir novos focos e proliferação no verão. Se nos mantermos vigilantes, evitando água acumulada onde o Aedes possa se reproduzir e acabando com os ovos que eclodem quando a temperatura sobe, estaremos dando um grande passo para evitar a chegada da dengue”, alertam os fiscais.

 

Casos no Brasil

 

O mês de junho registrou temperaturas altas e nesses dias de “veranico” já foi possível perceber o retorno de insetos mais típicos de verão. O objetivo de seguir contra a dengue na estação fria, é evitar grandes infestações a partir da primavera/Verão.

 

O Ministério da Saúde confirmou 596,38 mil casos de dengue neste ano, até o dia 10 de junho. O número de casos prováveis da doença, ou seja, ainda não confirmados, é ainda maior: 1,127 milhão. Em relação a 2018, houve um salto nos casos de dengue no país. No mesmo período do ano passado, eram 173,63 mil casos prováveis.

Também o número de mortes por dengue neste ano é mais do que o dobro de 2018. Até aqui, foram registradas 366 mortes, ante 139 no mesmo período do ano passado.

"Observa-se aumento da taxa de letalidade no grupo de faixa etária acima de 60 anos, o que corresponde a 51,3 % (188) do total de óbitos do país", diz o ministério, no boletim epidemiológico.

Outras Notícias