19/08/2015 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

11ª Note D’Itália resgata as tradições italianas em Guaporé

Preservar a cultura italiana trazida dos nossos antepassados. É com esse legado que os moradores da Comunidade da Linha Segunda São Pedro, com apoio e colaboração do Poder Público Municipal, realizou no sábado, dia 15, a 11ª Note D’Itália, no ginásio esportivo. Mais de 600 pessoas, vindas dos municípios arredores, participaram das atividades, que contou momentos emocionantes ao fazer uma verdadeira viagem para relembrar a trajetória vivida pelos imigrantes que desembarcaram no Rio Grande do Sul há exatos 140 anos.
\r\nCom o espaço decorado com as cores da bandeira da Itália, o “encontro da grande família”, teve como ponto alto a farta gastronomia típica com radicci coti, fortaia, polenta, codeghin, salame rostio, costela de porco al speo, polastro al speo, bigoli, brodo com galinha caipira e café colonial, com pão de forno e cuca servidos à vontade. Antes de mesa ficar repleta de delícias da cozinha italiana e o brindar do bom vinho tinto, uma pequena solenidade foi realizada. No primeiro momento, os colaboradores voluntários, que por diversos dias prepararam a festividade, foram apresentados aos convidados. Na sequência os hinos do Brasil e da Itália foram entoados. Um vídeo, contando a saga dos imigrantes ao som de Mérica, Mérica, mostrou a trajetória, desde os portos do “Velho Continente até o desembarque em terras desconhecidas e pouco exploradas.
\r\nRepresentando o Poder Executivo, mesmo com a presença do Prefeito Paulo Mazutti, a Secretária de Turismo, Cultura e Esporte Luciane Faccio Balestieri, destacou a comemoração dos 140 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, como um dos fatos mais importantes para o Estado. Para Luciane, os costumes e valores trazidos da Itália, proporcionaram uma cultura própria, que nos diferencia dos demais habitantes do país.
\r\n“É salutar evidenciar que os imigrantes foram acolhidos na nova terra e tornaram-se brasileiros, mas sem nunca perderem suas raízes, que permanecem atreladas às suas origens até hoje e vem sendo construído dia a dia pelos ítalo-brasileiros, seja no trabalho, na gastronomia, na arquitetura e nos afazeres domésticos”.
\r\nLuciane destacou ainda que o Poder Público Municipal, sabedor da herança valiosa que a colonização nos deixou, o empreendedorismo, não mede esforços para continuar apoiando as boas ações que resgatam os costumes e as tradições dos nossos antepassados e difundem a cultura e a identidade do povo.
\r\n“Os nossos pioneiros receberam esta terra e fizeram uma grandeza! Nossa cidade sempre foi referência na região pela identidade empreendedora muito forte, enraizada na cultura de imigração, o que mantém fortalecido o espírito vanguardista e criativo de nossa gente. Por isso, hoje, temos muito ao que comemorar”, afirmou.
\r\nLogos após, a mesa farta deixou por alguns minutos os presentes em silêncio. O único barulho que se ouvia era dos frenéticos voluntários “correndo de um lado para o outro” para que todos fossem atendidos da melhor forma possível. Para encerrar a Note D’Itália, a Família Paganini, composta pelo pai Ulisses e pelos filhos Giovani, Cristiano e Aline, proporcionou um verdadeiro espetáculo artístico e musical, entoando canções italianas como Aleluia, Oh Sole Mio, Mamma Maria, La Bella Polenta, Volare, Torneró, Speranza, Tarantella Napelana, entre outros clássicos.