22/08/2023 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

14 imagens premiadas no Concurso de Fotografia “Patrimônio Cultural de Guaporé - 120 anos”

Evento, para entrega da certificação, aconteceu no Museu Municipal com apresentações do Coral Comunicação Unicanto e da Associação Fradei Dela Cucagna

O Concurso de Fotografia, “Patrimônio Cultural de Guaporé – 120 anos”, realizado pela Administração Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, premiou na noite do sábado, dia 19 de agosto, as 14 melhores imagens, de fotógrafos amadores e profissionais – residentes ou não no município, que retrataram o patrimônio oficialmente tombado e aqueles importantes para a comunidade, tanto materiais como imateriais. 12 guaporenses, que registraram suas fotografias, receberam certificação em uma belíssima festa com a presença de autoridades municipais.

O evento, realizado na antiga residência da família Maia, contou com apresentações do Coral Comunicação Unicanto e da Associação Fradei Dela Cucagna, além da exposição e poesia de Lu Sanson sobre Dona Doca, moradora do município que trabalhou no imóvel por muitos anos. Na oportunidade, o Coral inaugurou uma exposição acerca de sua trajetória de 40 anos. Com as portas abertas, o Museu Municipal permitiu aos visitantes, em horário não habitual, a apreciação das exposições e a participação nas atividades desenvolvidas, visando celebrar o Dia do Patrimônio Cultural.

“A data foi uma escolha simbólica, pois além de integrar a programação estadual, é marcada por ser o Dia Mundial da Fotografia e o Dia do Historiador”, Lisandra Roman, historiadora.

Na oportunidade, conforme Lisandra, os 12 vencedores do Concurso Fotográfico “Patrimônio Cultural de Guaporé - 120 anos”, receberam certificados de reconhecimento e participação e puderam compartilhar o significado de suas escolhas fotográficas. Destacaram-se:

• Aline Valandro – Sem título
  • Ana Caroline Verardi – “Desconstruir para Reconstruir” e “Sons centenários”
  • Daniel Dutra de Rocco – “A amarelinha da Linha Quinta” e “Antes mesmo da primavera”
  • Élide Maria Scopel – “Proteção Divina”
  • Gabriela Barro Verardi – “Gruta da Nossa Senhora de Lourdes”
  • Hamilton José Polita – “Passado inspirando o presente e o futuro”
  • Isaura Estefano Saraiva – “Praça da Matriz - O Banco da Praça”
  • Ivete Buffon – “O jardim da Prefeitura”
  • Katiussa Dai Prá – “Nossa Guaporé”
  • Luciana Trevisol – Sem título
  • Maísa Priori – “Um sopro de paz”
  • Miriam Marroni – “Olhar do Passado”

As fotografias escolhidas passaram por avaliação de uma Comissão Julgadora que levou em consideração a relevância para o Patrimônio Cultural de Guaporé, a criatividade e a originalidade, a qualidade técnica e estética e a mensagem transmitida pela imagem:

“A qualidade e a criatividade das fotos inscritas superaram as expectativas e a participação de todos está sendo imprescindível para identificar e construir conjuntamente os significados das referências culturais do município”, concluiu Lisandra.

Dia do Patrimônio (17 de agosto)

As comemorações no Estado começaram em 2019, com o lançamento oficial do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. A programação especial das instituições em torno da data acontece sempre no terceiro fim de semana de agosto, em referência ao Dia Nacional do Patrimônio, celebrado no dia 17. Este ano, a sua quinta edição ocorreu nos dias 19 e 20 de agosto, com o tema “Cultura e Cidadania”.

O objetivo é fortalecer o protagonismo e a participação de indivíduos e grupos sociais na criação, transformação e compartilhamento de saberes culturais. Assim, se busca mobilizar a população e promover os bens culturais locais, levando em conta a diversidade e o direito de acesso às mais variadas referências e manifestações de cultura.

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Sedac, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Sistema Estadual de Museus (SEM). Ele reúne diversos municípios e instituições na realização de atividades voltadas ao patrimônio do Rio Grande do Sul.