27/08/2019 Sec. da Saúde

160 crianças recebem certificado no projeto “Pequenos Vigilantes”

Desenvolvido pelo Departamento de Vigilância Sanitária, projeto beneficiou alunos dos quartos anos das Escolas Municipais Alexandre Bacchi, Dr. Jairo Brum, Imaculada Conceição e Zaida Zanon

O Poder Público, através da secretaria Municipal da Saúde – Departamento de Vigilância Sanitária, com a parceria da secretaria de Educação, formou 160 crianças no projeto “Pequenos Vigilantes”. Foram beneficiados alunos dos quartos anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, Dr. Jairo Brum, Imaculada Conceição e Zaida Zanon. A formatura, após um período de atividades dentro das salas de aula e em estabelecimentos comerciais, aconteceu na tarde da quinta-feira, dia 22 de agosto, nas dependências do Clube União Guaporense com a presença do prefeito Valdir Carlos Fabris, presidente da Câmara de Vereadores Jairo Elias Zanatta, secretários Vanderlei Scalco e Veridiana Tonini, diretores, professores e servidores dos educandários.

Os mais aclamados foram os profissionais das ações em saúde Daiana de Souza da Silva, Rafael Schanne (Médico Veterinário), Rodrigo Truculo e a coordenadora Vanessa Foppa. Foram estes que, ao longo de 20 dias, contribuíram na construção de um amplo entendimento do conceito de vigilância em saúde, com ênfase na vigilância sanitária de alimentos. Durante as atividades visaram construir um quadro de saúde mais promissor para as famílias e as comunidades envolvidas, pois, estimularam as crianças a prática do exercício e a observância de seus direitos e deveres como cidadãos e consumidores.

“Buscamos explicar às crianças a importância de ingerir alimentos saudáveis, controlar a qualidade e ver o prazo de validade nos rótulos. Também falamos sobre a higiene do ambiente onde estão armazenados. Realizamos atividades práticas e visitamos supermercados. Enfim, ensinamos as crianças a adotar hábitos saudáveis de maneira divertida”, disse Vanessa que afirmou que os “Pequenos Vigilantes” serão multiplicadores e irão compartilhar os conhecimentos para a construção de uma sociedade mais saudável e consciente.

O secretário Scalco agradeceu o empenho de toda a equipe e a parceria com a secretaria da Educação, em especial as direções das quatro escolas beneficiadas com o projeto.

“Agradeço a dedicação pelo envolvimento de todos os profissionais da saúde e da educação que desenvolveram diversas atividades. Saliento para as crianças, sua responsabilidade a partir de hoje, já que se tornam oficialmente “pequenos vigilantes, “pequenos fiscais”. Não se esqueçam de seus papeis na construção de uma sociedade mais consciente, mais saudável e segura. Vocês foram, com muito carinho, trabalhados com esse objetivo e são nossa esperança para um futuro melhor”, afirmou.

Veridiana destacou que o projeto é extremamente importante e a participação de todos na construção de Guaporé cada vez melhor depende do empenho de cada um deles.

“Que lindo ver vocês aqui recebendo o certificado de vigilantes em saúde. São os primeiros 160 alunos da Rede Pública Municipal que estão com o compromisso de serem multiplicadores dos conceitos trabalhados no projeto para seus familiares, seus colegas de escola e para a comunidade. Com certeza a experiência vivida com essa equipe maravilhosa das ações em saúde será importante para que possam ter a noção do quanto é importante ingerirmos alimentos saudáveis. Parabéns vocês são merecedores e agora tem o compromisso de compartilhar os ensinamentos”, disse.

O prefeito Fabris, durante seu discurso, afirmou que o Poder Público estava orgulhoso dos 160 “pequenos vigilantes” e que os adultos têm muito a aprender com eles.

“Nos gestos que vocês colocarão em prática, nós colheremos uma sociedade muito mais saudável, em todos os sentidos. Este projeto para nós é um grande orgulho e uma alegria. Sabemos que a partir de tudo o que vocês aprenderam, vocês irão construir um futuro melhor, inclusive para nós! Vocês terão vidas mais saudáveis, mais felizes, vocês ensinarão seus pais e também seus filhos tudo aquilo que os mestres ensinaram para vocês nesse projeto! Cada pequeno vigilante será gigante, para que Guaporé seja cada vez melhor!”.

O projeto, afirmaram as autoridades, terá continuidade nos educandários do município em 2020. O objetivo é ampliar o número de crianças beneficiadas.