24/09/2015 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

26ª Semana Farroupilha encerra com saldo positivo

A 26ª Semana Farroupilha de Guaporé, realizada pela Secretaria Municipal do Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico, encerrou no dia 20 de setembro (Dia do Gaúcho) com extremo sucesso. Peões e Prendas de todas as querências, durante os nove dias de festividades no acampamento farrapo na praça Vespasiano Corrêa, resgataram a valorização ás tradições gaúchas, fazendo valer o tema deste ano que destacava: “O Campeirismo Gaúcho e sua importância social e cultural”. A estrutura de lona montada para o evento, abrigou shows de artistas renomados como Mano Lima, João Luis Corrêa e Grupo Camperismo, Régis Marques e Grupo Rodeio, Alma Crioula, Quinteto Canjerana, Madison Motta e Vinícius Freitas, apresentações artísticas dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG) Última Tropeada, Estirpe Gaúcha e Os Desgarrados, talentos locais como Dirlei e Grupo Campeiro, Giovani e Ricardo, Silhueta Campeira, gaitaço dos alunos da Escola Técnica Agrícola e a Missa Crioula.
\r\n“Mais uma vez o povo de Guaporé está de parabéns. Essa foi a Semana Farroupilha mais bonita que já vi aqui no nosso município. A organização estava impecável, a programação excelente, e não tivemos nenhum contratempo grave. Tudo foi conduzido de forma muito ordeira e civilizada, como manda a tradição. O orgulho gaúcho foi representado a rigor, com o que há de melhor aqui na cidade: respeito, alegria e amor. E os responsáveis pelo sucesso desta festa são vocês. Parabéns, gente! Parabéns por valorizar não só a cultura gauchesca, mas também o espaço público e o esforço da Administração para realizar este evento neste momento de desafios econômicos no país e no estado. Esses são dias que ficarão marcados na memória de cada um de nós. Por isso, não tenho dúvida: valeu a pena!”, disse o Prefeito Mazutti durante a solenidade de encerramento dos festejos farrapos.
\r\nUm dos pontos mais exaltados pelos tradicionalistas, além dos shows, foi a estrutura das barracas, construídas com madeira ou costaneira e cobertura de telha ou zinco, que suportaram os dias de instabilidade no tempo e abrigaram os peões e prendas em momentos de lazer, descontração, do bom chimarrão e de saborear a gastronomia campeira. A Secretária Luciane Faccio Balestieri, afirmou que a estrutura de lona e o novo formato do acampamento farroupilha favoreceram a acomodação do público, que, mesmo com o mau tempo, compareceu em grande número, podendo acompanhar os shows e espetáculos de forma tranquila e segura.
\r\n“Em nove dias de festejos, Guaporé representou muito bem o amor e a valorização pelas tradições gaúchas, mantendo viva a herança que recebemos de nossos antepassados através das mais variadas formas de manifestações cívicas, culturais, artísticas e religiosas, estreitando o elo entre a cultura campeira gaúcha e a comunidade. Destaco ainda o capricho com que foram estruturados os ranchos do acampamento pelas empresas e entidades, dando um aspecto campeiro e original aos festejos farrapos. Foi uma verdadeira integração da comunidade guaporense, que soube celebrar a data mais importante do Estado de forma tranquila e ordeira. O sucesso deste evento e o impacto positivo que obteve diante da comunidade faz com que o Poder Público invista a cada ano em sua realização, crescendo com a qualidade que nosso povo merece!”, salientou.
\r\nPara encerar os festejos da Semana Farroupilha, os tradicionalistas e a comunidade guaporense, recepcionaram os cavalarianos da 23ª Cavalgada da Amizade.
\r\n
\r\nFotos: News Studio