24/09/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

30ª Semana Farroupilha encerra com sucesso de público no Acampamento Farrapo

Shows de artistas musicais renomados no Estado, talentos locais e regionais, marcaram mais uma edição do evento que teve como temática “Vida e Obra de Paixão Côrtes”

O cheiro de carne assada e do carreteiro, entre outras comidas típicas, tomou conta do acampamento farrapo na praça Vespasiano Corrêa entre os dias 14 e 20 de setembro. Durante as comemorações da 30ª Semana Farroupilha, realizada pelo Poder Público, através da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, o que não faltaram foram peões e prendas nas 30 barracas e no pavilhão erguido para bem acomodar a todos. Com a cuia na mão, cevando um mate amargo, os tradicionalistas e simpatizantes da cultura gaúcha acompanharam shows com músicos de renome no Rio Grande, talentos locais e regionais, apresentações artísticas e teatrais. Não faltaram a missa crioula, a mateada e palestra sobre a história do povo gaúcho.

A Semana Farroupilha, conforme a secretária Cristiane Viel, é uma pequena amostra da riqueza que o Estado apresenta diariamente a todos, sejam eles gaúchos ou quem adotou a nossa terra para viver. Mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas em muitos municípios, Guaporé conseguiu montar uma estrutura para bem acomodar os tradicionalistas e aqueles que demonstraram o melhor da música, das danças tradicionais, declamações e a religiosidade no palco.

“A cada ano nos surpreende a procura das empresas e entidades para a instalação das barracas. Isso é reflexo da qualidade da Semana Farroupilha que proporcionamos. Em 2019, mesmo com as dificuldades, conseguimos trazer bons shows musicais e valorizamos os talentos da nossa casa. Proporcionamos aos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Estirpe Gaúcha, Os Desgarrados, Última Tropeada e ao Piquete de Laçadores Rancho da Amizade, momentos ímpares de apresentarem suas atividades. Apesar do tempo não ter colaborado em alguns dias, podemos afirmar que estamos muito contentes pelo evento. O sucesso deve-se, em especial, ao empenho dos servidores do Poder Público, aos patrocinadores que apostaram na Semana Farroupilha e principalmente ao povo guaporense que é muito acolhedor e entusiasta da cultura gaúcha”, disse Cristiane.

Pelo palco do acampamento farrapo passaram Teixeirinha Filho e Neto, Grupo Chamado Gaúcho, Grupo Cheiro de Galpão, Grupo Sistema Antigo, Grupo Novos Gaúchos, Grupo Silhueta Campeira com participação especial de Caroline Sentena, Luisa De Bona da Silva e os Irmãos Piva, Paulo Costa & Grupo Tá Agarrado, Giovani & Ricardo, Grupo Entrevero e Grupo Rodeio. Invernadas artísticas dos CTGs de Guaporé, assim como a Companhia de Artes Caripaiguarás e a participação especial do CTG Sentinela da Tradição (Muçum). As autoridades e os tradicionalistas prestigiaram ainda a 27ª Cavalgada da Amizade e aprenderam um pouco mais da história de Paixão Côrtes, um dos ícones da cultura e dos costumes gaúchos, através da palestra com o 3º Peão Farroupilha, Tiago Radin.

“Todos os artistas, peões e prendas que passaram pelo palco deixaram sua marca. Levaram ao público que prestigiou a 30ª Semana Farroupilha um pouco da nossa música e dos nossos costumes. Somos um povo privilegiado pela riqueza artísticas e cultural”, complementou a secretaria.

O prefeito Valdir Carlos Fabris agradeceu o povo guaporense, as entidades tradicionalistas e aqueles que fizeram da 30ª Semana Farroupilha um verdadeiro sucesso da cultura do Rio Grande.

“A cultura do povo guaporense é de participação nos eventos e na Semana Farroupilha não foi diferente. Estiveram acompanhando todas as atrações que ofertamos e isso é salutar para o engrandecimento do tradicionalismo”.

A 30ª Semana Farroupilha, de Guaporé, foi realizada pelo Poder Público, através da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, assessoria da TBT Produções e financiamento do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo de Apoio à Cultura (Governo Estadual). Todos os shows foram ofertados gratuitamente à comunidade.