29/04/2016 Sec. da Saúde

6.708 pessoas devem ser vacinadas contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde, de Guaporé, programa para o sábado, dia 30 de abril, o Dia “D” Contra a Gripe. A iniciativa integra a 18ª edição da Campanha Nacional de Vacinação, que teve início em todo o território brasileiro no dia 25. 6.708 pessoas integram os grupos de risco e estas irão receber as doses gratuitamente do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação para H1N1 está indicada para os seguintes grupos: crianças a partir de seis meses à menores de 5 anos; gestantes e puérperas; idosos e doentes crônicos com recomendação médica; profissionais de saúde, e população indígena.
\r\n
\r\nDos grupos prioritários, 3.190 são idosos com 60 anos ou mais e 1.187 são crianças seis meses à menores de cinco anos. Ainda são vacinados 356 trabalhadores da saúde, 230 gestantes, 38 puérperas e 1.707 pessoas com alguma comorbidade. Estes terão até o dia 20 de maio para procurarem o Centro Municipal de Saúde (Posto Central) e às Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Bom Jesus, Triângulo, São José, Aparecida e Promorar para receberem a dose da vacina.
\r\n
\r\n“Temos como meta imunizar mais de 80% das pessoas que integram os grupos prioritários. Parte das doses da vacina encontram-se em Guaporé e até o dia 20 de maio pretendemos que todos sejam vacinados. Sabemos que muitas pessoas não podem se deslocar para os locais de votação, por isso pedimos para que nos comuniquem na Secretaria da Saúde que iremos encaminhar uma equipe. Não queremos deixar ninguém de fora. A vacina é uma importante arma contra a gripe, que pode evoluir para problemas respiratórios graves, como a pneumonia”, disse Regina Fin, enfermeira da Secretaria da Saúde de Guaporé.
\r\n
\r\nSegundo ela, a vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha.
\r\n
\r\n“As reações em decorrência da imunização são, geralmente, leves. As mais comuns são dor, vermelhidão e endurecimento no local da aplicação, que ocorrem de seis a 12 horas após a vacinação e persistem de 1 a 2 dias”.
\r\nDia D
\r\nNeste sábado, dia 30, entre 8h e 17h, a Secretaria da Saúde realizará o Dia “D” Contra a Gripe. Os profissionais da saúde estarão vacinando o público alvo no Centro Municipal da Saúde, nos bairros através dos ESFs e também pelo interior. Uma equipe volante estará realizando um roteiro (ver quadro).
\r\n
\r\nOutra ação está programada para acontecer no dia 5 de maio. Uma equipe volante estará em frente a Igreja Matriz Santo Antônio de Guaporé para aplicar a dose da vacina nos idosos que frequentarem a Missa da Saúde.
\r\nDia “D” Contra a Gripe
\r\nRoteiro vacinação pelo Interior