15/07/2022 Sec. da Saúde

70 cirurgias de catarata foram realizadas no Hospital Manoel Francisco Guerreiro em Guaporé

Parceria entre a Secretaria da Saúde e unidade hospitalar tem mudado a realidade de muitas pessoas. Foram 60 procedimentos só no mês de junho

Em breve, guaporenses não precisarão mais enfrentar as dificuldades da estrada entre o município e Nova Prata para a realização de consultas, exames e o processo cirúrgico que lhe proporcionará mais qualidade de vida e evitará a cegueira. A Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, firmou uma parceria com a direção do Hospital Manoel Francisco Guerreiro para proporcionar todos os procedimentos para aqueles que necessitam passar por uma cirurgia de catarata.

Em 2022, uma experiência extremamente positiva já possibilitou a realização de 102 consultas e 70 intervenções operatórias com o médico oftalmologista especializado na unidade de saúde. Foram 60 cirurgias somente no mês de junho. No ano passado, conforme o secretário Ronaldo Invernizzi, 114 guaporenses passaram com sucesso pelo procedimento no Hospital São João Batista em Nova Prata, que segue sendo a referência regional do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os recursos para o atendimento dos 70 pacientes nesta parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital foram do Governo Estadual. A meta é zerar, até o mês de setembro, a fila de guaporenses que precisam realizar o procedimento cirúrgico de catarata. Com a possibilidade de trazermos para Guaporé toda a assistência do pré-operatório, a cirurgia e o pós-operatório facilita e muito a vida daqueles que necessitam. Estamos muito felizes e acreditamos que os pacientes e seus familiares também estão”, disse o secretário.

Segundo o diretor do Hospital, Roger Water Santos, a cirurgia é rápida e segura. A casa de saúde guaporense montou uma estrutura qualificada, contando com profissionais capacitados, para realizar os procedimentos cirúrgicos e exames pré-operatórios.

“Sabemos que a catarata diminui total ou parcialmente a visão, sendo a maior causa de cegueira no mundo. A perda de visão, no entanto, é reversível com a operação. Para nós é um motivo de orgulho poder fazer parte da felicidade destas pessoas. O que for possível, dentro desta parceria com a Secretaria de Saúde, estaremos fazendo para minimizar as preocupações dos pacientes e de seus familiares”, destacou o diretor.

A ampliação da oferta de cirurgias, para zerar a fila de espera, está sendo planejada. Há expectativa é a realização de 300 procedimentos até o final do ano.