16/08/2023 Gabinete do Prefeito

“A expectativa é transportarmos cerca de 50 mil turistas no Trem dos Vales”, diz prefeito Fabris

No primeiro final de semana, 2,4 mil visitantes se encantaram com as belezas proporcionadas pelos passeios comemorativos entre Guaporé e Muçum/Muçum e Guaporé

Com um cenário deslumbrante, repleto de belezas naturais e obras de engenharia que fazem os visitantes se encantarem, o passeio de 46 km entre os municípios de Guaporé e Muçum pela Ferrovia do Trigo é uma experiência enriquecedora. O Trem dos Vales, que chega a sua quinta edição em 2023, oportunizará momentos inesquecíveis para cerca de 50 mil turistas entre os meses de agosto e dezembro. Essa é a expectativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

Nos dois primeiros finais de semana, a bordo dos carros de passageiros (vagões) puxados pela locomotiva diesel-elétrica G12, de 1957, 2,4 mil turistas de diferentes partes do Brasil passaram pelos trilhos da EF-491 entre as cidades de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum. Atravessaram 23 túneis e “flutuaram” por 15 viadutos, entre eles, o Mula Preta, Pesseguinho e do Exército ou V13, considerado o maior da América do Sul com 143 metros de altura e 509 de comprimento. Encantaram-se, ao longo de 2h30min, com a beleza dos vales e rios e puderam conhecer a região.

“O projeto do Trem dos Vales é um sonho construído por muitas mãos. Os passeios comemorativos, que proporcionam aos turistas uma experiência única por túneis, viadutos e pela belíssima região, mostram que há possibilidade de consolidarmos, para que sejam regulares. É um atrativo turístico que impacta muito na economia”, destacou o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, de Guaporé, Odacir Toldi que, na saída do primeiro passeio, esteve acompanhado do prefeito Valdir Carlos Fabris e do coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana, além de outras autoridades municipais e regionais.

Toldi complementou:

“O Trem dos Vales vem em uma evolução muito grande. De quatro mil pessoas transportadas em 2019 para uma expectativa de cerca de 50 mil esse ano. Vivemos um momento importante no turismo e acreditamos que temos muito ainda a crescer. Nós, como Poder Público, somos apenas um fomentador das boas iniciativas e estamos ao lado dos empreendedores para que o trem torne-se como um atrativo sólido no Rio Grande do Sul”, afirmou.

Ao longo dos sábados, domingos e feriados entre agosto e dezembro, conforme destacou o secretário Toldi, serão 92 passeios comemorativos no Trem dos Vales. As saídas de Guaporé com destino a Muçum ocorrem às 9h. E às 14h30min, os visitantes embarcam na Estação Férrea de Muçum em direção à Capital da Hospitalidade. Para 2023, o Município de Guaporé realizou uma série de melhorias na infraestrutura da Estação para maior comodidade.

“É um passeio maravilhoso. A expectativa é transportarmos cerca de 50 mil turistas no Trem dos Vales nesta quinta edição comemorativa. É uma conquista enorme. Nós, juntamente com os prefeitos da região e a ABPF, estamos trabalhando muito para consolidá-lo. Todos sairão ganhando, especialmente as comunidades”, disse o prefeito Fabris.

Os passeios do Trem dos Vales, iniciativa da ABPF e Amturvales, conta com apoio da Rumo Logística que opera a linha férrea.

Bilhetes e informações

Para deslumbrar-se com os passeios pela Ferrovia do Trigo, os turistas podem adquirir os ingressos através do site www.tremdosvales.com.br ou pela Central de Atendimento via WhatsApp (44) 3307-9977. Cada bilhete é vendido pelo valor de R$ 154,00. Crianças, de colo entre 0 e 5 anos, não pagam. Por ser um passeio somente de ida, o retorno rodoviário (para voltar à estação de origem) é contratado à parte, no momento da compra do bilhete.

Trem dos Vales

Passeios