28/02/2023 Sec. da Fazenda

Administração Municipal avalia como positiva a Gestão 2022

Arrecadação do Município alcançou R$ 149 milhões e despesas chegaram a R$ 144,8 milhões, demonstrando o atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal

Com austeridade, responsabilidade e transparência com os investimentos e gastos com dinheiro público, a Administração Municipal, através da Secretaria da Fazenda – Setor de Controle Interno, apresentou em Audiência Pública, realizada na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, no plenário Roberto Baldasso da Câmara de Vereadores, o Relatório de Gestão referente ao ano de 2022. O Governo Fabris e Bastian é avaliado positivamente pelo comprometimento e atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com a presença dos representantes do povo, secretários da municipalidade e servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, o chefe do Controle Interno Delfino Nervis, destacou que a arrecadação, apesar de algumas tomadas de decisões com cortes de tributos dos Governos Federal e Estadual, alcançou a cifra de R$ 149,04 milhões. A despesa no ano foi de R$ 144,87 milhões.

“Com controle e transparência, o Poder Público concluiu 2022 com números favoráveis. A política de austeridade é uma marca na gestão e se faz necessária. Aplicamos sempre o que recebemos e nunca o que ‘acreditamos’ que poderemos ter em ‘mãos’. Não há como passar por cima da Lei de Responsabilidade. Se gasta o que se arrecada”, disse Delfino.

As áreas da Educação e Saúde, assim como determina a Constituição Federal, receberam a maior quantia de recursos. Para a atividade nas 11 escolas da Rede Pública Municipal foram aplicados R$ 38,1 milhões, totalizando 28,66% do orçamento. No total, a pasta recebeu R$ 3,1 milhões de recursos livres. Na Saúde, o Município tem propiciado excelência no atendimento e nos serviços prestados. Foram aplicados R$ R$ 31,9 milhões, ou seja, 17,49%, o que representa R$ 2,06 milhões de recursos livres a mais do que o determinado em Lei.

“São áreas de prioridade e que o Município, apesar de serem desafiadoras, tem demostrado total comprometimento na aplicação dos recursos. Educação de qualidade e saúde são essenciais para a qualidade de vida”, destacou.

No valor total do orçamento, estão os valores do Poder Legislativo (R$ 2,06 milhões) e do Fundo Municipal de Previdência (FundoPrevi – R$ 12,2 milhões) que é responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões dos servidores efetivos do município.