12/04/2024 Gabinete do Prefeito

Administração Municipal busca instalação de novo sistema biométrico para o Posto de Identificação

Procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é grande na agência do SINE/RS e FGTAS

Praticidade e segurança aos cidadãos fazem parte do novo documento que, desde agosto de 2023, está sendo emitido nos 27 Estados da Federação. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) reunirá o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) de todos os documentos, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros. Em Guaporé, a procura é grande nas Agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e do Sistema Nacional de Emprego do Rio Grande do Sul (Sine/RS), localizadas na Sala 104, da Casa da Cultura. As agências, através de cooperação técnica junto ao Governo Estadual, são vinculadas à Administração Municipal – Secretaria de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

Com a crescente demanda pela nova CIN, o prefeito Valdir Carlos Fabris e o secretário Gerson Bedin, estiveram reunidos na quinta-feira, dia 11 de abril, com a diretora do Departamento de Perícias do Interior do IGP-RS, Kelly Santos. O encontro aconteceu em Porto Alegre. Na oportunidade, a comitiva guaporense entregou um ofício colocando-se à disposição para a aquisição do sistema biométrico, com recursos dos cofres do Município, para agilizar a emissão das carteiras de identidade no Posto de Identificação Local.

“O equipamento biométrico, pelo que nos informamos, não é oneroso e facilitaria o processo para os servidores no atendimento dos pedidos de novas carteiras de identidade. Porém, o maior beneficiado é o cidadão que teria sua demanda atendida em menor tempo. Queremos agradecer à diretora Kelly e seu assessor por nos receberem e ouvirem a nossa demanda”, disse Fabris.

É importante informar que o modelo da carteira de identidade que está em vigor tem validade até 2032.