26/03/2024 Sec. de Educação

Administração Municipal contempla 50 crianças para o contraturno tecnológico do SESI

Aulas iniciaram em fevereiro com encerramento previsto para o mês de dezembro. Foco é nas competências digitais e curso preconiza o estímulo a autonomia das crianças

A parceria da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, juntamente com o Serviço Social da Indústria (SESI) – Unidade de Guaporé, está proporcionando muito conhecimento e aprendizado para estudantes, entre seis e 14 anos, em uma das áreas que mais cresce no mundo: a tecnológica. No mês de fevereiro, 50 crianças e adolescentes matriculadas nas escolas municipais foram contempladas para o contraturno tecnológico do SESI. O curso tem seis horas diárias e oferece, além de oficinas que estimulam a criatividade e autonomia, duas refeições para quem estuda no Ensino Fundamental.

As aulas iniciaram em fevereiro e se encerram em dezembro. A ênfase é nas competências digitais e tecnológicas, por meio de oficinas com foco na metodologia que desenvolve Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. O ponto central é o aluno participar ativamente do aprendizado ao ser instigado a encontrar soluções para um problema de contexto real.

“O objetivo é ampliar a autoconfiança e capacidade de comunicação das crianças. Elas entram em contato com noções de pesquisa, formulam questões com base em situações reais, aprendem a organizar dados e a sistematizar resultados, resolvem problemas de forma crítica e validam soluções”, disse a secretária Veridiana Maria Tonini.

O curso preconiza o estímulo da autonomia das crianças desenvolvendo competências socioemocionais que contribui para formar cidadãos ativos: mais conscientes, engajados, empáticos, dispostos a novas experiências e a melhorar a vida de quem os rodeia.

Segundo Veridiana, as equipes diretivas das escolas realizam a seleção dos alunos, fundamentado em critérios pré estabelecidos, tendo em vista que o SESI possui somente 50 vagas para esta parceria.

“A procura foi grande e, aos interessados nas atividades do contraturno tecnológico do SESI, é necessário fazer a pré-inscrição junto a direção da escola. Quando surgirem novas vagas, estaremos informando”, concluiu.