11/05/2022 Sec. de Educação

Administração Municipal define 18,54% de aumento para os professores da Rede Pública

Com os 12,16% recebidos em janeiro junto com o quadro geral de servidores, categoria totalizará ganhos de 30,70% em 2022

A Administração Municipal, através das Secretarias de Educação e Fazenda, confirmou na tarde da terça-feira, dia 10 de maio, o percentual de reajuste nos vencimentos para os professores da Rede Pública. A categoria, que em janeiro havia sido contemplada com 12,16% junto com o quadro geral dos servidores, receberá 18,54% a mais, totalizando 30,70% em 2022. O pagamento será retroativo ao mês de janeiro. O comunicado do aumento aconteceu durante encontro no gabinete do prefeito Valdir Carlos Fabris com a presença da secretária Veridiana Maria Tonini (Educação), secretário Eduardo De Rocco (Fazenda), chefe do Controle Interno Delfino Nevis, vereadores Fernanda Debona Baldin e Jonas Agosti, profissionais da educação e o presidente do Sindicato dos Municipários Manoel Cardoso.

Guaporé está valorizando os professores. É, conforme o prefeito Fabris, uma “Cidade Educadora” que faz gestão social e financeira com responsabilidade e comprometimento, sendo exemplo na região e destaque no cenário nacional em gestão pública.

“Cidade Educadora é aquela que escuta, que acolhe, que acompanha e valoriza os seus professores. Como prefeito de uma ‘Cidade Educadora’ quero um futuro brilhante para Guaporé. Por isso conto com o empenho e dedicação de todos os meus professores da Rede Pública Municipal, pois o legado é deixado por vocês que são responsáveis pela formação dos profissionais”, afirmou Fabris que ressaltou que em nenhum momento a Administração Municipal, que desde dezembro de 2021 está com diálogo aberto com as lideranças do Sindicato dos Municipários, pensou em não reajustar os vencimentos dos professores.

Guaporé, conforme destacou a secretária Veridiana, vem construindo uma estrutura sólida desde 2017 para ser uma “Cidade Educadora”. Na época, ouviu as reivindicações dos profissionais de educação e do Sindicato dos Municipários. Muitas ações foram implantadas como o pagamento de insalubridade e o recesso escolar aos professores da educação infantil, calendário escolar unificado, aumento salarial de todos os servidores de março para janeiro, investimentos em infraestrutura nos 10 educandários e no pedagógico que é a essência da educação.

“Investimos muito na alfabetização dos estudantes, na formação e qualificação dos profissionais da educação, na reestruturação física e ampliação das 10 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Reconhecemos, com esforço de todos os secretários, o empenho e a dedicação dos professores e os desafios que enfrentaram ao longo da pandemia, muitos, inclusive, investiram em recursos tecnológicos para se adequar às aulas on-line”, disse Veridiana que citou algumas conquistas como a construção do ginásio da Escola Dr. Jairo Brum, a ampliação das Escolas Imaculada Conceição e Zaida Zanon, bem como a aquisição do imóvel para a implantação da nova Escola de Educação Infantil, além de novos produtos para a qualificação da alimentação escolar.

O projeto de Lei para a efetivação do reajuste complementar de 18,54% para os professores da Rede Pública Municipal será encaminhado para apreciação no Poder Legislativo.