21/08/2023 Sec. de Educação

Administração Municipal e SESI são parceiras na EJA e Contraturno Escolar

Somente no Contraturno, Poder Público subsidia 51 vagas para crianças de 6 a 12 anos

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, desenvolve há tempos, dentro do projeto “CIDADE EDUCADORA”, atividades voltadas à formação de cidadãos de bem para uma sociedade cada vez melhor. Alunos da Rede Pública Municipal têm a oportunidade, fora das disciplinas regulares e obrigatórias do currículo, de desenvolverem novas habilidades e melhorarem seus desempenhos naquilo que sentem-se bem. Para que haja sucesso, uma parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) foi firmada.

É no Contraturno Tecnológico que 51 estudantes de seis a 12 anos participam de atividades extracurriculares, complementando a aprendizagem. As aulas enfatizam competências digitais e tecnológicas através projetos baseados em Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics - Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). O aluno é desafiado a resolver problemas reais através da prática e experimentação, fomentando autonomia e criatividade.

O programa prevê Mostra de Projetos, onde as famílias são convidadas a prestigiar e, mais que isso, experenciar o que é desenvolvido pelos seus filhos diariamente. No dia 5 de agosto, os estudantes puderam compartilhar os projetos desenvolvidos nas atividades realizadas durante as aulas, fortalecendo os vínculos entre estudante e família.

Conforme a secretária Veridiana Maria Tonini, a prioridade é incentivar e investir no turno integral.

“Como CIDADE EDUCADORA acreditamos na realização do trabalho em rede e a parceria com o SESI é fundamental para o desenvolvimento dos nossos alunos. A linha mestra da Administração Municipal, em se tratando de educação, é a implementação do turno integral. É uma política-pública nacional e nós estamos há um bom tempo incentivando”, disse a secretária Veridiana.

Além do Contraturno Tecnológico, o Poder Público e o SESI são parceiros na Educação de Jovens e Adultos (EJA), permitindo a conclusão dos estudos, focando no desenvolvimento contínuo e no protagonismo do estudante. O SESI disponibiliza a formação nos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) e Ensino Médio.

“Para o Ensino Fundamental, subsidiamos os valores para alunos que não se enquadram como industriários, e por sua vez, teriam que pagar mensalidades”, disse.

A modalidade EJA, segundo Veridiana, é flexível, ideal para trabalhadores, a partir de 18 anos, permitindo que o aluno estude de acordo com sua conveniência de local e horário.