25/01/2023 Sec. de Obras e Viação

Administração Municipal inicia capeamento asfáltico no entorno Centro de Saúde e Hospital Manoel Francisco Guerreiro

Obras estão em andamento e pedido das autoridades é que condutores e pedestres tenham atenção

Com objetivo de melhorar a trafegabilidade em trecho de grande movimentação de veículos e pedestres na área central, a Administração Municipal colocou em prática um antigo projeto requerido pela comunidade. A pavimentação asfáltica nos arredores do Centro Municipal de Saúde e na entrada do Hospital Manoel Francisco Guerreiro, ruas Agilberto Maia e do Nascente, começou a ser executada na manhã da quarta-feira, dia 25 de janeiro, pelos servidores da Secretaria de Obras e Viação, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e, posteriormente, entrarão em atividade os colaboradores da empresa Concresul Engenharia Ltda para a colocação do asfalto.

No primeiro momento, o Município e a Corsan realizam o melhoramento de parte da canalização da rede de água e troca da tubulação. Parte das pedras basalto, os famosos paralelepípedos, serão removidos e levados para o Parque de Máquinas. Serão apenas três metros do lado leste da rua do Nascente. No ponto, uma nova base será feita em virtude da altura que estavam os paralelepípedos junto ao meio fio.

“A rua é antiga e está bem compactada. Haverá a retirada apenas deste ponto para a instalação de novos tubos. É um trabalho que se faz necessário e demanda um certo tempo. Por isso, pedimos para que os condutores e os pedestres tenham atenção ao trafegarem pelas vias”, disse o secretário Fabiano Farina.

Após a execução dos trabalhos da Secretaria de Obras e da Corsan, a empresa Concresul dará início à colocação de 5.696,80 m2 de Concreto Betuminoso à Quente (CBUQ). O asfalto será instalado em cima do paralelepípedo, como acontece em diversos trechos de vias urbanas na área central da cidade e em alguns bairros.

Para o prefeito Valdir Carlos Fabris, o capeamento das duas quadras facilitará o deslocamento dos veículos de saúde da Secretaria e do Hospital.

“Era uma demanda requerida há muito tempo pela comunidade, autoridades da segurança e da área da saúde. A irregularidade no paralelepípedo prejudicava a trafegabilidade, principalmente das ambulâncias na saída e chegada com os pacientes. É uma das rotas de deslocamento rápido dos policiais militares e dos bombeiros. Nós, desde que assumimos o Governo Municipal há seis anos, pensamos no desenvolvimento e valorizamos as pessoas, sempre pensando num futuro melhor para todos”, disse Fabris.

Não há um prazo para a conclusão dos trabalhos. Porém, acredita-se que em cerca de sete a 10 dias, se as condições climáticas forem favoráveis, as obras sejam concluídas.