Administração Municipal publica Decreto de Calamidade Pública em Guaporé

Município foi afetado pelas fortes chuvas que causaram destruição nas zonas urbana e rural

Afetado por chuvas fortes ocorridas desde a madrugada do dia 1º de maio, que causaram o transbordo do Arroio Barracão, assim como os Rios Carreiro e Guaporé, ocasionando inundações, alagamentos de residências, estabelecimentos comerciais e indústrias, destruição de vias urbanas e rurais, quedas de barreiras, cabeceiras de pontes e muros, além de outros estragos incalculáveis, a Administração Municipal publicou na sexta-feira, dia 3 de maio, o Decreto de Calamidade Pública – N.º 7.574/2024. O nível de classificação é o III – codificado como Tempestade Local/Convectiva – Chuvas Intensas.

No decreto, além dos danos apresentados, o Poder Executivo mobiliza todos os órgãos para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal e Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução, bem como, a convocação de voluntários para auxiliar no momento, seja em atividades externa provocadas pelo evento, ou nas campanhas de arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, calçados, cama, mesa e banho, produtos de higiene e limpeza, entre outros.

De acordo com o estabelecido na Constituição Federal, autoriza-se as autoridades administrativas e agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações e respostas ao desastre em caso de risco iminente, a penetrar em residências, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação delas. No município, foram cerca de 630 imóveis atingidos e dezenas de pessoas desabrigadas e desalojadas que necessitam de colaboração dos órgãos governamentais, força da segurança pública e pessoas solidárias.

“Nós, desde o primeiro momento, colocamos todas as forças possíveis à disposição daqueles que foram atingidos. Não medimos esforços para oportunizar o mínimo necessário para que possam recomeçar. É um momento difícil, delicado, que vamos superar com muito trabalho, planejamento, investimento, união e solidariedade”, afirmou o prefeito Valdir Carlos Fabris.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul (GOV/RS), em virtude da situação de risco enfrentada em decorrência dos eventos meteorológicos, decretou estado de calamidade pública e especificou os municípios atingidos. Entre eles, está Guaporé. O Governo Federal, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, reconheceu no domingo, dia 5 de maio, o Estado de Calamidade Pública em Guaporé e mais 335 cidades.