25/11/2019 Sec. de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico

Administração Municipal realiza obras de infraestrutura no bairro São José

Investimentos são na saúde, educação, pavimentação, esporte e lazer. Qualidade de vida para os moradores é o objetivo principal da gestão

O Governo Municipal investe em obras e ações que tragam qualidade de vida e desenvolvimento para Guaporé. Centro, bairros e interior recebem investimentos em obras de infraestrutura que geram progresso com desenvolvimento coletivo, beneficiando a comunidade nas mais diversas áreas. Um dos exemplos é o bairro São José. A Secretaria Municipal de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico apresenta as ações que são possíveis graças à economia e boa gestão dos recursos públicos, emendas parlamentares e através de verbas oriundas do Badesul projetos, reivindicados pelos moradores há muitos anos, estão saindo do papel.

Na área da saúde, o Estratégia de Saúde da Família (ESF) São José recebeu melhorias em sua estrutura e o quadro de funcionários está completo. Ao lado do ESF, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaida Zanon passou por transformações para que a comunidade escolar, em especial os estudantes, pudessem aproveitar ao máximo os espaços ao longo dos 365 dias do ano. A parte interna do educandário foi totalmente fechada com vidro, o que possibilita o lazer e a diversão durante o intervalo (recreio) também no inverno. Além desta, outras obras tornam a Escola Zaida Zanon uma mais bem estruturadas da Rede Pública Municipal.

Para compartilhar bons momentos, a Administração Municipal, através da secretaria de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Social, juntamente com a Associação dos Moradores e Mitra Diocesana, buscou melhorar o espaço do salão comunitário. Antes acanhado, o local será substituído por uma quadra coberta com 944 m2, possibilitando a realização de atividades esportivas, jantares e eventos diversos. Na infraestrutura urbanística, inúmeras quadras foram pavimentadas e outras estão em processo de conclusão. Em frente ao ESF São José e Escola Zaida Zanon, as ruas Salgado Filho e Irmão Eduardo receberam pedras em paver e pedras basalto (paralelepípedos), bem como canteiros arborizados.

Novas obras

Além destas melhorias, outras estão sendo realizadas no bairro São José. Duas pavimentações vão dar cara nova para a comunidade que desenvolve-se a passos largos. A empresa Matt Construtora, vencedora da licitação, deu início à pavimentação e infraestrutura na Av. Alberto Pasqualini e Travessa São José, trecho entre a rua Irmão Eduardo. O valor investido será de R$ 874 mil. A obra atende a Lei 3.429/2013, de 3 de dezembro de 2013, onde a Administração Municipal realizou uma permuta com a Associação Beneficente São Carlos. Na oportunidade, houve o compromisso da Associação em transferir para o Município uma área de 6,2 mil m2. Nesse local foram construídas a Escola Zaida Zanon e a ESF São José. Porém, ainda havia compromisso de transferir mais uma área de 9,5 mil m2 onde localiza-se o campo de futebol. Ficou o Poder Público com a obrigação, para a detenção da posse das duas áreas, de realizar o prolongamento da Avenida Alberto Pasqualini na extensão de 2 mil m2 e da Travessa São José com 1 mil m2 com toda a infraestrutura (Saneamento, Energia Elétrica e Esgoto).

“São essas duas obras que estão em andamento. Estamos cumprindo com o compromisso firmado na gestão anterior”, destaca o prefeito Valdir Fabris.

Outra obra de pavimentação, essa na parceria com os moradores, é a da rua Irmão Eduardo, lado leste do Município. São cerca de 450 metros lineares (4,5 quadras) de pavimentação em pedra basalto (paralelepípedos).