Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
30/01/2019 Sec. de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Agência FGTAS-SINE de Guaporé confecciona a nova Carteira de Identidade

A secretaria de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, através da agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e Sistema Nacional de Emprego do Rio Grande do Sul (Sine/RS), comunica que a partir de fevereiro inicia o en...

A secretaria de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, através da agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e Sistema Nacional de Emprego do Rio Grande do Sul (Sine/RS), comunica que a partir de fevereiro inicia o encaminhamento para a emissão do novo modelo nacional para as carteiras de identidade. O objetivo é alinhar os serviços do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) ao padrão estabelecido pelo decreto 9.278/2018.
\r\nA nova Carteira de Identidade terá diversas mudanças e contará com uma série de informações. A pessoa poderá requerer a inclusão de dados como nome social, número do PIS/PASEP, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Saúde (Cartão SUS), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do Certificado Militar, do Título de Eleitor e do documento de identidade profissional. Informações sobre o tipo sanguíneo, fator Rh e condições específicas de saúde também poderão ser inclusas (mediante a documentação específica). O modelo não será com chip e também não é um cartão, mas sim, continuará sendo de papel.
\r\nPara a emissão é necessário apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos: solteiros (certidão de nascimento ou cópia autenticada em Cartório); casados (certidão de casamento original ou cópia autenticada em Cartório); separados/divorciados (certidão de casamento com averbação de separação/divórcio original ou cópia autenticada em Cartório); viúvos (certidão de casamento original ou cópia autenticada em Cartório). A foto 3x4 é obrigatória. Outros documentos, de forma opcional, podem ser apresentados para inclusão na nova CI. São eles: CPF original, Cartão Nacional de Saúde, Identidade profissional original, Carteira de Motorista original, Carteira de Trabalho original, Certificado Militar original, Título de Eleitor original, PIS/PASEP original, tipo sanguíneo e fator RH, número CID para doenças específicas e nome social se já possuir. Todos os documentos devem estar em bom estado de conservação.
\r\nA primeira via do documento e para maiores de 65 anos é gratuita e a segunda custa R$ 65,88. De acordo com o Governo Estadual, os valores para a confecção não foram alterados.
\r\nO atendimento da agência FGTAS/Sine-RS acontece de segundas às sextas-feiras, das 8h30min às 11h e das 13h30min às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3443.5427.

Outras Notícias