11/10/2013 Sec. da Agricultura

Agroindústrias agregam valor, geração de renda e oportunidades de trabalho

Apoiando a inclusão dos agricultores familiares no processo de agroindustrialização e comercialização da sua produção, de modo a agregar valor, gerar renda e oportunidades de trabalho no meio rural, o Município de Guaporé – RS, através da Secretaria da Agricultura em parceria com Emater/RS-Ascar inaugurou na quinta-feira (10/10) quatro agroindústrias: Scalco (vinhos e suco uva); Treviso (pães); Cristófoli (massas) e Natupeixe (filés de peixe).
\r\n\tA solenidade aconteceu na Agroindústria Natupeixe, na propriedade de Luiz Carlos Treviso, localizado na linha 7ª, aonde o produtor já trabalha com a demanda da tilápia nilótica para produção de filé, que está sendo oferecido ao mercado local e regional.
\r\n\tDe acordo com o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries, o empreendimento irá possibilitar o desenvolvimento da atividade na região, criando oportunidade de mercado e alavancando a produção. “A piscicultura é uma atividade muito valorizada e bem remunerada nos dias de hoje, com a introdução recente do alimento na mesa dos brasileiros”, explicou.
\r\nA valorização da agroindústria familiar incentiva a população rural a sair do anonimato através da organização em associações e cooperativas, viabilizando sua qualificação e agregando valor ao produto, salientou o Prefeito de Guaporé, Paulo Mazutti. “Agroindústrias como essas incentivam as famílias a permanecerem no meio rural, garantindo e melhorando sua renda,” salienta.
\r\nLembrando a passagem Bíblica, aonde Jesus multiplicou os pães e os peixes, o Padre Claisom Barp realizou uma bênção no local e juntos rezaram o Pai Nosso para proteger o novo empreendimento.
\r\nResponsável pela lei nº 13.825, que garante a comercialização de produtos das agroindústrias em outros centros, principalmente o urbano, o deputado estadual, Edegar Pretto também esteve presente, salientando que o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte - SUSAF-RS auxilia na prosperidade das agroindústrias. “Os empreendimentos da agricultura familiar, antes estavam limitados, e o SUSAF, interligou o campo e a cidade, aproximando ainda mais os trabalhadores do meio rural com os grandes centros”, finalizou.
\r\nApós o cerimonial, os presentes puderam comprovar a qualidade dos produtos das agroindústrias guaporenses em uma degustação de sucos, pães, espetinhos de peixe, entre outros.
\r\n
\r\n(Fotos: Daniela Sgorla – Imprensa Município Guaporé)
\r\n