12/04/2024 Sec. de Assistência Social e Habitação

Alto Taquari - Guaporé sedia encontro do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social

Presidente do COGEMAS-AMAT, Eliana Zenere Giacobbo, comandou os trabalhos na Casa da Cultura

Servidores das Secretarias de Assistência Social dos 18 municípios que integram a Associação dos Municípios do Alto Taquari (AMAT) estiveram reunidos na quinta-feira, dia 11 de abril, no auditório da Casa da Cultura, de Guaporé, para o encontro do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (COGEMAS). Na pauta, comandada pela presidente Eliana Zenere Giacobbo, os presentes trataram sobre a reunião descentralizada e ampliada do CEAS/RS e 62ª Reunião ordinária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social, o Encontro Regionalizado de Apoio Técnico da Secretaria de Desenvolvimento Social para as regionais da AMAT/AMVAT, o Seminário de Desenvolvimento Social do Rio Grande Do Sul, Restinga Seca/RS, entre outros assuntos.

O vice-prefeito Adalberto Bastian e o secretário de Assistência Social e Habitação Miguel Rieck, na abertura dos trabalhos, deram as boas-vindas e ressaltaram a importância do papel de cada um na construção de uma sociedade melhor, especialmente na busca de condições de vida adequadas para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“É fundamental o trabalho que cada um de vocês exerce em suas comunidades. Temos muitas famílias que precisam de suporte e, quando falamos em vulnerabilidade social não é a questão financeira, mas psicológica, de saúde e outras. Que possamos continuar buscando o melhor para aqueles que, no momento, encontram-se fragilizados”, disse Bastian que, no mês de março, participou do encontro do Colegiado na cidade de Roca Sales.

Eliana afirmou que a presença maciça nos encontros tem sido fundamental para o fortalecimento do COGEMAS-AMAT.

“É um colegiado novo, mas está muito fortalecido. O grupo é assíduo e, em cada encontro, compartilhamos a realidade de cada município. Temos situações comuns, que nos preocupam. Apesar do tamanho das cidades, os problemas são semelhantes e nos fazem pensar diariamente em soluções para quem necessita”, disse Eliana, ressaltando ainda:

“Muito do realizado pelos servidores da Assistência Social não pode ser divulgado. Trabalhamos com pessoas em situação de vulnerabilidade social, ou seja, trabalho escravo, infantil, imigrantes, violência doméstica e contra crianças, idosos maltratados, e muitas outras. São questões que não podemos expor, são sigilosas”.

O objetivo do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social é, conforme destacou a presidente Eliana, mostrar a importância do trabalho realizado para quem necessita aos Administradores e a comunidade.