22/07/2020 Sec. de Educação

Alunos da Escola Municipal Imaculada Conceição anunciam “cura da Covid”

Atividade escolar remota, com temática do cotidiano vivido por todos, foi desenvolvida pelas educadoras Patrícia Zanchin e Adriana Parssianello

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está afetando há mais de 130 dias a vida de todas as pessoas. Setores econômicos e sociais sofrem com as incertezas do “amanhã” e não há expectativa de quando tudo voltará ao “normal”. Se há restrições para o funcionamento de indústrias e comércio, o mesmo não se pode dizer da área educacional. Atividades dentro das salas de aula estão suspensas e, para compensar a forma tradicional de ensinar, equipes diretivas e educadores estão se desdobrando.

Diante do quadro, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, elaborou um plano de ação para que os cerca de três mil estudantes pudessem continuar apreendendo, mesmo em meio à pandemia e ao isolamento social. As redes sociais e grupos de mensagens instantâneas foram, num primeiro momento, fundamentais para a “aproximação” e vínculo de comunicação entre a comunidade escolar. Posteriormente, com a aquisição da plataforma de ensino online “ClipEscola” as atividades foram ampliadas.

Com o quadro estabilizado, as educadoras passaram a desenvolver novos projetos e fomentar cada vez mais o ensino no ambiente familiar. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada Conceição as professoras Patrícia Zanchin e Adriana Parssianello elaboraram o projeto “#Interligados e conectados através do mundo da leitura desvendando os mistérios do conhecimento”. Este necessitou ser adaptado para o aprendizado aos educandos das turmas de Terceiros Anos.

“É no terceiro ano que as crianças consolidam o processo de alfabetização. Procuramos oferecer aulas dinâmicas, com recursos variados. Aulas práticas que busquem os mais diversos gêneros textuais”, disseram.

Em uma destas atividades, os estudantes foram incentivados a criarem um telejornal com a temática da “cura da Covid”. Eles, com auxílio dos pais, foram repórteres por um dia.

“Os alunos tinham que criar e escrever a própria notícia. Após, cada um deveria gravar e enviar ao grupo de WhatsApp, noticiando aos colegas, às professoras e aos familiares o fim da pandemia, o surgimento da vacina e a cura da Covid-19. Notícia que todos gostariam de ouvir, de saber e os repórteres do mundo inteiro gostariam de noticiar”, destacaram as professoras.

Conforme Patrícia, Adriana e Inês, a criatividade e a desenvoltura dos envolvidos na atividade escolar surpreenderam. As educadoras da Rede Pública Municipal de Ensino afirmam estar orgulhosas e emocionadas por conseguirem proporcionar algo diferenciado neste momento de incertezas e angústias na vida de todos nós.