18/08/2023 Sec. de Educação

Aprovados no concurso para Monitores de Educação passam por formação no Campus da UCS Guaporé

Curso, com carga de 50 horas (46h presenciais e quatro EAD), é obrigatório para posterior nomeação. Atividades serão desenvolvidas até o dia 31 de agosto

“O treinamento é mais uma etapa do Concurso Público, que considero a mais importante, porque capacitará os futuros monitores para as atividades que irão desenvolver dentro nas escolas com as crianças de zero a três anos (Educação Infantil). A participação, com o total de 50 horas/aula, é obrigatória e fundamental para que os aprovados possam ser nomeados. É uma política pública, dentro do CIDADES EDUCADORAS, que transformamos em Lei para que possamos prepará-los para estarem capacitados, com segurança e responsabilidade dentro das salas de aula”. As palavras são da secretária Municipal de Educação, de Guaporé, Veridiana Maria Tonini, que está acompanhando o curso obrigatório para 70 monitores de educação aprovados no último Concurso Público.

A Formação de Educadores da Infância: Inspirações e Compromissos é ofertado gratuitamente pela Administração Municipal e está sendo ministrado de 16 a 31 de agosto pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Campus Guaporé. São 50 horas, sendo 46h presenciais e quatro por Ensino à Distância (EAD). O objetivo, conforme a secretária, é oportunizar o aprimoramento pedagógico para a atuação na Educação Infantil, através de intervenções pedagógicas que focalizem os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, a partir das novas concepções sobre o ensinar e o aprender.

No cronograma destaque para: Concepção de Infância: o cuidar e o educar no ambiente escolar; O desenvolvimento infantil; A importância do brincar na Educação Infantil; Atribuições funcionais do cargo de monitor de educação; A inclusão na Educação Infantil: novos olhares para a neurodiversidade; A Estimulação da criança e cuidados; A Música na Infância; Leituras, além de atividades complementares.

“As atividades são ministradas pela UCS, que é nossa parceira na formação dos futuros monitores de educação. São profissionais capacitados que colocam à disposição e transmitem todo o conhecimento necessário para que tenhamos pessoas qualificadas atendendo as nossas crianças”, destacou Veridiana, salientando que a segunda turma, com mais 82 monitores aprovados, realizará o curso obrigatório em janeiro ou fevereiro de 2024.

No mês de setembro, conforme a secretária Veridiana, a Administração Municipal deverá nomear os 20 melhores classificados no Concurso Público. Os demais aprovados serão chamados conforme houver a necessidade.