21/01/2022 Gabinete do Prefeito

Autoridades do Poder Executivo visitam obras da construção da nova adutora de água bruta da Corsan

Prefeito Valdir Carlos Fabris, secretários Fabiano Farina (Obras e Viação) e Toldi (Turismo, Cultura e Esportes) verificaram a colocação dos tubos junto com o gerente da estatal, Jorge Luís Dexheimer

A luta travada pelos guaporenses, em especial pela Administração Municipal, por uma melhor qualidade na distribuição de água por parte da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), ganha novos e satisfatórios capítulos dia após dia. A estatal está investindo mais de R$ 5 milhões na construção de uma nova adutora de água bruta entre a caixa de interligação onde estão instaladas as bombas de adução e a Estação de Tratamento (ETA) do bairro São José.

Para verificar o andamento das obras, que tiveram início no mês de dezembro e estão sob responsabilidade da empresa MGM Serviços Técnicos de Porto Alegre, o prefeito Valdir Carlos Fabris, acompanhado dos secretários Fabiano Farina (Obras e Viação) e Odacir Toldi (Turismo, Cultura e Esporte), deslocaram-se até a estrada vicinal onde estão sendo concentrados os trabalhos, sendo acompanhados pelo gerente da Corsan – Unidade de Guaporé, Jorge Luis Dexheimer.

A comitiva do Poder Executivo foi informada que aproximadamente 750 metros, do total de 3,1 mil metros de tubos, foram instalados. Os trabalhos de escavação e colocação da tubulação de ferro fundido (FoFo DN 400 – K7), PVC (DEFofo DN 400 e aço (DN 300) estão adiantados e expectativa é que a obra seja conclusa em 2022.

“É uma obra aguardada há muitos anos pela comunidade. E que bom, que está saindo do papel. Por muitas vezes, sofremos a falta de água por vazamentos na adutora que está em funcionamento, visto a precariedade que os tubos encontram-se. São quase 70 anos em operação e o desgaste é normal, nós sabemos disso, porém, o povo não pode pagar pela falta de investimentos da Corsan. O Poder Público, ao verificar as constantes interrupções, fez a sua parte junto aos órgãos competentes e, diante da nossa pressão, tivemos o pedido atendido e a obra é uma realidade”, disse Fabris.

Além da obra da nova adutora, o gerente da Corsan informou às autoridades municipais que aproximadamente seis quilômetros de tubulação da antiga rede serão substituídos na área central ao longo do ano de 2022.