29/04/2021 Sec. da Saúde

Avança vacinação contra a gripe em Guaporé

Mais de mil pessoas, do grupo prioritário, foram imunizadas nos Estratégias de Saúde da Família (ESFs)

Preocupada com o bem-estar dos guaporenses, a Administração Municipal, através da equipe da Secretaria Municipal de Saúde comandada por Ronaldo Invernizzi, está intensificando, dentro das possibilidades e doses distribuídas pelo Governo Federal, as campanhas de vacinação contra a Covid-19 e a Gripe Influenza. Uma logística organizacional para não confundir os munícipes foi elaborada.
A aplicação das doses da vacina contra a Covid-19 acontece somente no Centro Municipal de Saúde (Posto Central). As doses do imunizante contra a gripe estão sendo aplicadas nos Estratégias de Saúde da Família (ESFs) São José, Aparecida, Bom Jesus, Triângulo e Promorar das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h. Todos os postos, conforme Invernizzi, contam com doses para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.
Conforme os responsáveis pelo Setor de Imunização, quase 1,1 mil pessoas, dentro do grupo prioritário, receberam a vacina contra a gripe. Foram 838 crianças, 90 gestantes e 12 puérperas. Da área da saúde foram 131 profissionais imunizados, número aquém da expectativa em virtude de muitos estarem aguardando o tempo necessário entre as doses da Covid-19 e da Influenza.
“Estamos satisfeitos com a procura dos munícipes para o recebimento da dose da vacina contra a gripe. Nossas equipes nos ESFs são qualificadas e eficientes. É importante salientar que o imunizante contra o coronavírus não é capaz de produzir anticorpos contra a influenza (vírus da gripe), porém, ao se vacinar contra a gripe, você estará reduzindo a chance de ter sintomas que possam ser confundidos com os da Covid-19”, disse o secretário Invernizzi.
Após esse grupo, serão vacinados, entre os dias 11 de maio e 6 de junho, idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas.