09/06/2015 Sec. da Saúde

Campanha contra a gripe supera meta em Guaporé

A Secretaria Municipal da Saúde de Guaporé, Setor de Vigilância Epidemiológica, comemora os resultados da 17ª Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza, iniciada em 26 de abril e encerrada no dia 5 de junho. A meta de 80% da aplicação das doses da vacina nos grupos prioritários (crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; gestantes; puérperas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis), estipulada pelo Ministério da Saúde, foi superada. No município, segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), foram aplicadas 4.316 doses, o que representa 87,10% do público alvo.
\r\nAs mulheres com 45 dias pós-parto foram as que compareceram em maior número percentual para receber a vacina. Foram 34 (97,14%) imunizadas do grupo prioritário. As pessoas com 60 anos ou mais também representaram um bom número de vacinados. 2.841 (89,06%) idosos estão preparados para encarar o rigoroso inverno gaúcho. Somente o grupo das gestantes é que não atingiu a meta de 80%. Foram imunizadas 164 grávidas, das 211 cadastradas na Secretaria Municipal da Saúde. O número representa o total de 77,73%.
\r\nQuem ainda não recebeu a dose da vacina poderá procurar o Centro Municipal de Saúde (Posto Central) e os Estratégias de Saúde da Família Triangulo, Bom Jesus, Centro Social Urbano, São José e Promorar. A vacinação, segundo a enfermeira chefe Regina Fin, está aberta para pessoas sem comorbidades.
\r\n“Até que dispormos de doses da vacina estaremos aplicando as doses nos guaporenses que não compõem os grupos de risco. Informo, porém, que não há muitas doses disponíveis”, destacou.
\r\n
\r\nCampanha da Vacinação