28/05/2015 Sec. da Saúde

Centro Municipal de Saúde imunizará crianças e gestantes contra a gripe

A Secretaria Municipal da Saúde de Guaporé, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, realizará neste sábado, dia 30, um “pequeno Dia D” de vacinação contra a influenza 2015. Para alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (80%) nos grupos prioritários e principalmente diminuir as internações hospitalares durante o rigoroso inverno gaúcho, o Centro Municipal de Saúde estará excepcionalmente aberto das 8h às 12h para a vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos e as gestantes.
\r\nAté o momento, segundo balanço do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, foram imunizadas 4.124 pessoas em Guaporé. Deste total, 867 são crianças e 149 são gestantes. Para alcançar a totalidade, a Secretaria da Saúde deverá imunizar 1.148 crianças e 211 gestantes. A representatividade em percentual destes grupos de risco é de 75 e 70, respectivamente. No âmbito geral, já foram vacinadas 83,48% das pessoas. O grupo de trabalhadores da saúde registrou a maior cobertura da vacina, de 89,61%, seguido pelos idosos, de 86,85%. O grupo de mulheres pós-parto (puérperas) registra 80%.
\r\nA enfermeira Regina Fin, do Setor de Vigilância Epidemiológica, lembra que somente serão imunizados os grupos da campanha que estão faltosos. Não será aplicada a vacina para pessoas fora do grupo de risco, pois não há o quantitativo disponível para este fim.
\r\nBalanço da Imunização
\r\nCrianças\t\t\t\t867\t\t\t75,52%