19/05/2015 Sec. de Administração

Centro Municipal Termignoni é uma conquista de todos

O que parecia apenas um projeto distante, agora é real. A preservação de uma história com a reutilização de um local ocioso traz economia e preservação patrimonial. A solenidade de inauguração do Centro Municipal Termignoni aconteceu no dia 15 de maio. O espaço do antigo Curtume Termignoni (área total de 30 mil m2), adquirido pela Prefeitura na gestão 2009-2012, recebeu investimentos de R$ 1 milhão para a recuperação de um dos prédios históricos que compõem o complexo, que abrigou uma das maiores indústrias produtores de couros e derivados da América do Sul. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, regionais, servidores do Poder Executivo, empresários, lideranças políticas, presidentes de entidades, familiares e parentes de Carlo Termignoni, fundador do Curtume Guaporense, e deputados gaúchos. O Coral Comunicação Unicanto abrilhantou o evento.
\r\n
\r\nMelhorias
\r\nO prédio histórico recebeu piso novo, instalações elétricas e hidráulicas, reboco interno e externo, forros, banheiros, telhado e todo o acabamento. O local abriga a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Sine, Conselho Tutelar e a Junta do Serviço Militar. O “arquivo morto”, antes alocado em uma sala de 100 m2 da Casa da Cultura, também foi transferido para lá. As despesas com o pagamento de aluguéis das salas no Complexo Marcelino Champagnat vão render uma economia mensal de R$ 5 mil.
\r\nO Secretário de Assistência Social e Habitação, Valcir Fanton, o Pita, ressaltou durante seu discurso, que a tarde era especial, pois através da revitalização do antigo Curtume, havia também o resgate da história de Guaporé. Ele afirmou que era triste passar pelo local e ver o estabelecimento abandonado, tomado por mato e depredado pela ação do clima e dos vândalos.
\r\n“O antigo Curtume Termignoni, de suma importância e reconhecimento para o município, não passava de uma construção velha, esquecida, obscura e desprezada. Conservar prédios históricos não é apenas uma questão cultural. É também um exemplo da importância de cada atividade em seu devido tempo, sendo que todas são fundamentais para a manutenção da identidade, história e recordação da construção de um povo... Objetivamos reverter este espaço inteiramente em favor da coletividade, buscando melhoria dos espaços e equipamentos sociais”, destacou Pita.
\r\n “A revitalização de 1.800 m2 do Curtume Termignoni é muito mais do que a preservação do patrimônio da nossa cidade. A execução desta obra é um reconhecimento ao trabalho de milhares de famílias – guaporenses ou não – que ajudaram a construir com força de seu trabalho o nosso município”, disse orgulhoso, o prefeito Paulo Olvindo Mazutti, em seu discurso.
\r\n
\r\nUm pouco da história
\r\nFundado em 1919 pelos imigrantes italianos Silvio Corbetta e Carlo Termignoni, o Curtume Guaporense, no seu auge, no final dos anos 1940, empregou mais de 1.200 funcionários. É essa história, de trabalho e luta de um empreendedor que tinha visão bem a frente do seu tempo, que o Poder Público de Guaporé quis resgatar com a revitalização, afirmou o Prefeito Mazutti.
\r\nO Prefeito afirmou ainda que a proposta de reforma do Curtume foi apresentada nas eleições de 2012, não foi muito bem compreendida por algumas pessoas. Segundo Mazutti, foram duras críticas e a tentativa de desqualificar o projeto, destacando que faltariam recursos para áreas mais importantes e que era ‘dinheiro jogado fora’.
\r\n“Minha convicção e minha fé eram muito maiores. A seriedade, o espírito público, a responsabilidade social e ética sempre nortearam minha conduta. Se conseguimos concluir uma das nossas propostas mais ousadas, é porque tivemos coragem, atitude e responsabilidade. Acima de tudo, por termos um plano, que estamos seguindo à risca. A inauguração é um marco para a nossa e para as futuras administrações de Guaporé. Para nós, porque serve como símbolo de nossa política voltada para o desenvolvimento social e econômico”, desabafou.
\r\nApós os discursos, as autoridades, juntamente com familiares de Termignoni e ex-funcionários inauguraram oficialmente as instalações. Na sequência deu-se a visita ao local.