29/08/2016 Sec. de Educação

Circuito dos Saberes incentiva e promove a leitura

O Poder Público de Guaporé, através das Secretarias Municipais da Educação e Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico, desenvolve de 31 de agosto até 7 de setembro o Circuito dos Saberes – Projeto Páginas do Saber. O evento, que acontece embaixo de uma estrutura de lonas montada na Praça Vespasiano Corrêa e também nos educandários da rede municipal de ensino, tem como objetivo despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar estendendo-se à comunidade, visando a formação do caráter de leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural. O tema da edição 2016 é “Uma Pátria repleta de Memórias e Histórias”.
\r\n
\r\nO evento cultural e educacional contará com a banda de troca-troca de livros do Lions Clube Guaporé, oficinas lúdicas e literárias, comercialização de livros, contação de histórias, homenagem à Pátria, dinâmicas literárias, pintura artística, teatro, mágica, música, cinema, escritores, palestras, estátua viva, animação cultural e artística. Entre os autores presentes destacam-se: Tabajaras Ruas (escritor e cineasta), Celso Sisto (escritor, contador de histórias e ilustrador) e Marô Barbieri (escritora e contadora de histórias). Um dos mais aguardados no evento é o cantor/autor Tedhy Rodrigues Corrêa Filho, da banda gaúcha Nenhum de Nós.
\r\n
\r\nA abertura se dará no dia 31 de agosto com a cerimônia do Fogo de Conselho, realizada pelo Grupo Escoteiro Nacê. Entre os dias 1º e 7 de setembro, atividades na praça e nas escolas irão acontecer. Estão programadas apresentações teatrais com o Grupo Teatral Cultura nas Estradas que traz para Guaporé as peças “Vida de Canela não é fácil”; Meia, meia-lua, 1,2,3... “Escolas de vida”; “O sumiço da consciência” e “Zé Vagão da Roda Fina e sua mãe Leopoldina”. Haverá também a exibição dos documentários “Antílope” e “O Último Poema”. Espetáculos de mágica, Painel Leo em Cena (Leo Clube Guaporé), ato ecumênico e show cultural com talentos locais fazem parte da programação. O encerramento se dará com a apresentação de projetos pedagógicos das escolas municipais e com a apresentação do Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS.
\r\n
\r\nO Circuito dos Saberes tem como entidades parceiras o Lions Clube Guaporé, Grupo Escoteiros Nacê e Universidade de Caxias do Sul (UCS).