10/03/2022 Sec. do Meio Ambiente

Coleta de Eletrônicos está programada para o sábado em Guaporé

Serão quatro pontos, sendo três deles nos bairros São Cristóvão e Nossa Senhora da Paz (Promorar), para o descarte correto

A Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, retoma as atividades de coleta de eletrônicos. A primeira edição de 2022 está marcada para o sábado, dia 12 de março, em quatro locais: Praça Vespasiano Corrêa das 8h às 16h e, pela parte da manhã (8h às 11h) nos bairros São Cristóvão (em frente ao Salão Comunitário e na Vila Verde em frente ao Salão) e no Nossa Senhora da Paz (Promorar em frente à quadra coberta).

Podem ser descartados eletrônicos das linhas: verde (informática, computadores, notebooks, entre outros); azul (eletroportáteis, periféricos, eletrônicos diversos); marrom (equipamentos de áudio e vídeo, tubos de imagem, monitores, televisores); e branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar e secar, microondas, freezers e outros). A cada ação, segundo a secretária Monia Zampeze, cerca de cinco toneladas de resíduos são descartadas corretamente pelos guaporenses.

“Equipamentos eletrônicos possuem componentes contaminantes e não podem ser misturados ao lixo comum. A comunidade está consciente do papel e, diante destas ações, percebemos que cresce o número de objetos descartados a cada edição”, afirmou.

O descarte correto, conforme Monia, é fundamental.

“Caso o resíduo eletrônico seja descartado em local inadequado, a natureza acaba absorvendo os componentes tóxicos o que acarretará no desgaste dos recursos naturais. Por isso, é importante que haja essa conscientização de cada um dos guaporenses”, disse Monia que projeta mais três ações de coleta de resíduos ao longo de 2022.

Sucesso há anos, a campanha prevê também, assim como ocorreu em 2021, o Ecoponto para o descarte de vidros. Estes poderão ser entregues somente na praça Vespasiano Corrêa.

“Era uma reivindicação da comunidade e nós, frente à necessidade, estamos atendendo. Quanto menos resíduos descartados irregularmente, melhor para o meio ambiente e para o futuro da comunidade”, afirmou a secretária.

A coleta de eletrônicos conta com a colaboração do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Grupo Escoteiros Nacê e empresa Natusomos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3443-5987 ou (54) 3443-6372.