04/11/2015 Sec. do Meio Ambiente

Coleta seletiva de lixo na zona rural de Guaporé vira realidade

Após quase um ano de estudos e formatação de um projeto que contemplasse a totalidade dos moradores da zona rural de Guaporé, o Poder Público, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início na quarta-feira, dia 4 de novembro, a coleta seletiva de lixo no município. A empresa Eco Verde, de Vila Maria, é a responsável pelo recolhimento do material nos três distritos e nas 33 comunidades da interior. O caminhão da empresa recolherá o lixo sempre à tarde, com início da atividade às 13 horas.
\r\n
\r\nSeis roteiros, com a passagem do caminhão sempre às quartas-feiras, foram elaborados em conjunto com os próprios moradores. São eles que devem colocar os sacos de lixo nas sedes das Capelas e Salões Comunitários para que o recolhimento possa ser efetuado com êxito. Se houver residências próximas uma das outras, mas longe da Capela e no trajeto do caminhão, poderão os beneficiários colocar o lixo em um lugar comum para que a coleta ocorra sem prejuízos ou maiores deslocamentos. Nesta primeira etapa, o projeto será experimental e poderá sofrer mudanças, destacou o Secretário Gabriel Sartori.
\r\n“É um projeto piloto que estamos implementando. Até o final deste ano vamos conseguir coletar o lixo seletivo em todas as comunidades do interior de Guaporé. É uma atividade nova e com certeza vamos ter que analisar os pontos positivos e os negativos. Após a verificação vamos nos reunir com a empresa e ajustar os detalhes para que a coletividade da zona rural seja atendida”, salientou.
\r\n
\r\nPara que os moradores soubessem da iniciativa pioneira, um servidor da Secretaria de Meio Ambiente passou nas residências para informar o roteiro do recolhimento do lixo seletivo na zona rural. Folders também estão sendo confeccionados e serão entregues nos próximos dias com os seis roteiros e as datas por onde o caminhão irá passar para a coleta.
\r\n“Estou bastante entusiasmado com o projeto da coleta seletiva de lixo. Fazíamos o recolhimento, mas sempre quando as comunidades agendavam. Agora que será periódico, acredito que vamos ter uma aceitação muito grande dos moradores da zona rural. Tenho a convicção que irá funcionar. Lembro que a coleta nos Distritos de Colombo, Linha Sétima e na Linha Segunda São Pedro irá prosseguir normalmente. Esse que estamos implementando é um complemento e vai beneficiar outros moradores do interior”, destacou Sartori.
\r\n
\r\nO Secretário lembra que serão coletados somente resíduos seletivos (plásticos, vidros, metais) e os mesmo devem estar devidamente embalados. Não serão recolhidos filtros lubrificantes, restos de animais, equipamentos de informática, embalagens de óleo e agrotóxicos, e produtos veterinários. Lixo orgânico também não será recolhido pela empresa Eco Verde.
\r\nRoteiro
\r\nDia
\r\nPassou no dia 4/11\tRota 1 – São José, Linha Marechal Floriano, Santo Antônio, São Carlos, São Paulo
\r\n